domingo, 28 de abril de 2013

Capítulos de hoje 28/04/13: Livro de Provérbios 07,08 e 09


Provérbios 7:1-27
1 - FILHO meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos.
2 - Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.
3 - Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração.
4 - Dize à sabedoria: Tu és minha irmã; e à prudência chama de tua parenta,
5 - Para que elas te guardem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com as suas palavras.
6 - Porque da janela da minha casa, olhando eu por minhas frestas,
7 - Vi entre os simples, descobri entre os moços, um moço falto de juízo,
8 - Que passava pela rua junto à sua esquina, e seguia o caminho da sua casa;
9 - No crepúsculo, à tarde do dia, na tenebrosa noite e na escuridão.
10 - E eis que uma mulher lhe saiu ao encontro com enfeites de prostituta, e astúcia de coração.
11 - Estava alvoroçada e irriquieta; não paravam em sua casa os seus pés.
12 - Foi para fora, depois pelas ruas, e ia espreitando por todos os cantos;
13 - E chegou-se para ele e o beijou. Com face impudente lhe disse:
14 - Sacrifícios pacíficos tenho comigo; hoje paguei os meus votos.
15 - Por isto saí ao teu encontro a buscar diligentemente a tua face, e te achei.
16 - Já cobri a minha cama com cobertas de tapeçaria, com obras lavradas, com linho fino do Egito.
17 - Já perfumei o meu leito com mirra, aloés e canela.
18 - Vem, saciemo-nos de amores até à manhã; alegremo-nos com amores.
19 - Porque o marido não está em casa; foi fazer uma longa viagem;
20 - Levou na sua mão um saquitel de dinheiro; voltará para casa só no dia marcado.
21 - Assim, o seduziu com palavras muito suaves e o persuadiu com as lisonjas dos seus lábios.
22 - E ele logo a segue, como o boi que vai para o matadouro, e como vai o insensato para o castigo das prisões;
23 - Até que a flecha lhe atravesse o fígado; ou como a ave que se apressa para o laço, e não sabe que está armado contra a sua vida.
24 - Agora pois, filhos, dai-me ouvidos, e estai atentos às palavras da minha boca.
25 - Não se desvie para os caminhos dela o teu coração, e não te deixes perder nas suas veredas.
26 - Porque a muitos feridos derrubou; e são muitíssimos os que por causa dela foram mortos.
27 - A sua casa é caminho do inferno que desce para as câmaras da morte.

Provérbios 8:1-36
1 - NÃO clama porventura a sabedoria, e a inteligência não faz ouvir a sua voz?
2 - No cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas se posta.
3 - Do lado das portas da cidade, à entrada da cidade, e à entrada das portas está gritando:
4 - A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens.
5 - Entendei, ó simples, a prudência; e vós, insensatos, entendei de coração.
6 - Ouvi, porque falarei coisas excelentes; os meus lábios se abrirão para a eqüidade.
7 - Porque a minha boca proferirá a verdade, e os meus lábios abominam a impiedade.
8 - São justas todas as palavras da minha boca: não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem pervertida.
9 - Todas elas são retas para aquele que as entende bem, e justas para os que acham o conhecimento.
10 - Aceitai a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, mais do que o ouro fino escolhido.
11 - Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela.
12 - Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos.
13 - O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.
14 - Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.
15 - Por mim reinam os reis e os príncipes decretam justiça.
16 - Por mim governam príncipes e nobres; sim, todos os juízes da terra.
17 - Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.
18 - Riquezas e honra estão comigo; assim como os bens duráveis e a justiça.
19 - Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado, e os meus ganhos mais do que a prata escolhida.
20 - Faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo.
21 - Para que faça herdar bens permanentes aos que me amam, e eu encha os seus tesouros.
22 - O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras.
23 - Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.
24 - Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas.
25 - Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada.
26 - Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo.
27 - Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo;
28 - Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo,
29 - Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra.
30 - Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;
31 - Regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens.
32 - Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos.
33 - Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis.
34 - Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada.
35 - Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do SENHOR.
36 - Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte.

Provérbios 9:1-18
1 - A SABEDORIA já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas.
2 - Já abateu os seus animais e misturou o seu vinho, e já preparou a sua mesa.
3 - Já ordenou às suas criadas, e está convidando desde as alturas da cidade, dizendo:
4 - Quem é simples, volte-se para cá. Aos faltos de senso diz:
5 - Vinde, comei do meu pão, e bebei do vinho que tenho misturado.
6 - Deixai os insensatos e vivei; e andai pelo caminho do entendimento.
7 - O que repreende o escarnecedor, toma afronta para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha.
8 - Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará.
9 - Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina.
10 - O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.
11 - Porque por meu intermédio se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te aumentarão.
12 - Se fores sábio, para ti serás sábio; e, se fores escarnecedor, só tu o suportarás.
13 - A mulher louca é alvoroçadora; é simples e nada sabe.
14 - Assenta-se à porta da sua casa numa cadeira, nas alturas da cidade,
15 - E põe-se a chamar aos que vão pelo caminho, e que passam reto pelas veredas, dizendo:
16 - Quem é simples, volte-se para cá. E aos faltos de entendimento ela diz:
17 - As águas roubadas são doces, e o pão tomado às escondidas é agradável.
18 - Mas não sabem que ali estão os mortos; os seus convidados estão nas profundezas do inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário