domingo, 21 de abril de 2013

Capítulos de hoje 21/04/13: Livro de Jó 28,29 e 30


Jó 28:1-28
1 - NA verdade, há veios de onde se extrai a prata, e lugar onde se refina o ouro.
2 - O ferro tira-se da terra, e da pedra se funde o cobre.
3 - Ele põe fim às trevas, e toda a extremidade ele esquadrinha, a pedra da escuridão e a da sombra da morte.
4 - Abre um poço de mina longe dos homens, em lugares esquecidos do pé; ficando pendentes longe dos homens, oscilam de um lado para outro.
5 - Da terra procede o pão, mas por baixo é revolvida como por fogo.
6 - As suas pedras são o lugar da safira, e tem pó de ouro.
7 - Essa vereda a ave de rapina a ignora, e não a viram os olhos da gralha.
8 - Nunca a pisaram filhos de animais altivos, nem o feroz leão passou por ela.
9 - Ele estende a sua mão contra o rochedo, e revolve os montes desde as suas raízes.
10 - Dos rochedos faz sair rios, e o seu olho vê tudo o que há de precioso.
11 - Os rios tapa, e nem uma gota sai deles, e tira à luz o que estava escondido.
12 - Porém onde se achará a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência?
13 - O homem não conhece o seu valor, e nem ela se acha na terra dos viventes.
14 - O abismo diz: Não está em mim; e o mar diz: Ela não está comigo.
15 - Não se dará por ela ouro fino, nem se pesará prata em troca dela.
16 - Nem se pode comprar por ouro fino de Ofir, nem pelo precioso ônix, nem pela safira.
17 - Com ela não se pode comparar o ouro nem o cristal; nem se trocará por jóia de ouro fino.
18 - Não se fará menção de coral nem de pérolas; porque o valor da sabedoria é melhor que o dos rubis.
19 - Não se lhe igualará o topázio da Etiópia, nem se pode avaliar por ouro puro.
20 - Donde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência?
21 - Pois está encoberta aos olhos de todo o vivente, e oculta às aves do céu.
22 - A perdição e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama.
23 - Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar.
24 - Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus.
25 - Quando deu peso ao vento, e tomou a medida das águas;
26 - Quando prescreveu leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões;
27 - Então a viu e relatou; estabeleceu-a, e também a esquadrinhou.
28 - E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.

Jó 29:1-25
1 - E PROSSEGUIU Jó no seu discurso, dizendo:
2 - Ah! quem me dera ser como eu fui nos meses passados, como nos dias em que Deus me guardava!
3 - Quando fazia resplandecer a sua lâmpada sobre a minha cabeça e quando eu pela sua luz caminhava pelas trevas.
4 - Como fui nos dias da minha mocidade, quando o segredo de Deus estava sobre a minha tenda;
5 - Quando o Todo-Poderoso ainda estava comigo, e os meus filhos em redor de mim.
6 - Quando lavava os meus passos na manteiga, e da rocha me corriam ribeiros de azeite;
7 - Quando eu saía para a porta da cidade, e na rua fazia preparar a minha cadeira,
8 - Os moços me viam, e se escondiam, e até os idosos se levantavam e se punham em pé;
9 - Os príncipes continham as suas palavras, e punham a mão sobre a sua boca;
10 - A voz dos nobres se calava, e a sua língua apegava-se ao seu paladar.
11 - Ouvindo-me algum ouvido, me tinha por bem-aventurado; vendo-me algum olho, dava testemunho de mim;
12 - Porque eu livrava o miserável, que clamava, como também o órfão que não tinha quem o socorresse.
13 - A bênção do que ia perecendo vinha sobre mim, e eu fazia que rejubilasse o coração da viúva.
14 - Vestia-me da justiça, e ela me servia de vestimenta; como manto e diadema era a minha justiça.
15 - Eu me fazia de olhos para o cego, e de pés para o coxo.
16 - Dos necessitados era pai, e as causas de que eu não tinha conhecimento inquiria com diligência.
17 - E quebrava os queixos do perverso, e dos seus dentes tirava a presa.
18 - E dizia: No meu ninho expirarei, e multiplicarei os meus dias como a areia.
19 - A minha raiz se estendia junto às águas, e o orvalho permanecia sobre os meus ramos;
20 - A minha honra se renovava em mim, e o meu arco se reforçava na minha mão.
21 - Ouviam-me e esperavam, e em silêncio atendiam ao meu conselho.
22 - Havendo eu falado, não replicavam, e minhas razões destilavam sobre eles;
23 - Porque me esperavam, como à chuva; e abriam a sua boca, como à chuva tardia.
24 - Se eu ria para eles, não o criam, e a luz do meu rosto não faziam abater;
25 - Eu escolhia o seu caminho, assentava-me como chefe, e habitava como rei entre as suas tropas; como aquele que consola os que pranteiam.


Reflexões...

A tua palavra é a própria verdade.
Não existe estratégia melhor que a palavra de Deus.

João 7:38
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário