sábado, 27 de abril de 2013

Capítulos de hoje 27/04/13: Livro de Provérbios 04,05 e 06


Provérbios 4:1-27
1 - OUVI, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência.
2 - Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei.
3 - Porque eu era filho tenro na companhia de meu pai, e único diante de minha mãe.
4 - E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.
5 - Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.
6 - Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá.
7 - A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.
8 - Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará.
9 - Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.
10 - Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida.
11 - No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar.
12 - Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás.
13 - Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.
14 - Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus.
15 - Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.
16 - Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar.
17 - Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência.
18 - Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
19 - O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam.
20 - Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.
21 - Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração.
22 - Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.
23 - Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
24 - Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.
25 - Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti.
26 - Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!
27 - Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.

Provérbios 5:1-23
1 - FILHO meu, atende à minha sabedoria; à minha inteligência inclina o teu ouvido;
2 - Para que guardes os meus conselhos e os teus lábios observem o conhecimento.
3 - Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite.
4 - Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes.
5 - Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno.
6 - Para que não ponderes os caminhos da vida, as suas andanças são errantes: jamais os conhecerás.
7 - Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca.
8 - Longe dela seja o teu caminho, e não te chegues à porta da sua casa;
9 - Para que não dês a outrem a tua honra, e não entregues a cruéis os teus anos de vida;
10 - Para que não farte a estranhos o teu esforço, e todo o fruto do teu trabalho vá parar em casa alheia;
11 - E no fim venhas a gemer, no consumir-se da tua carne e do teu corpo.
12 - E então digas: Como odiei a correção! e o meu coração desprezou a repreensão!
13 - E não escutei a voz dos que me ensinavam, nem aos meus mestres inclinei o meu ouvido!
14 - No meio da congregação e da assembléia foi que eu me achei em quase todo o mal.
15 - Bebe água da tua fonte, e das correntes do teu poço.
16 - Derramar-se-iam as tuas fontes por fora, e pelas ruas os ribeiros de águas?
17 - Sejam para ti só, e não para os estranhos contigo.
18 - Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.
19 - Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente.
20 - E porque, filho meu, te deixarias atrair por outra mulher, e te abraçarias ao peito de uma estranha?
21 - Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele pesa todas as suas veredas.
22 - Quanto ao ímpio, as suas iniqüidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido.
23 - Ele morrerá, porque desavisadamente andou, e pelo excesso da sua loucura se perderá.

Provérbios 6:1-35
1 - FILHO meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, se deste a tua mão ao estranho,
2 - E te deixaste enredar pelas próprias palavras; e te prendeste nas palavras da tua boca;
3 - Faze pois isto agora, filho meu, e livra-te, já que caíste nas mãos do teu companheiro: vai, humilha-te, e importuna o teu companheiro.
4 - Não dês sono aos teus olhos, nem deixes adormecer as tuas pálpebras.
5 - Livra-te, como a gazela da mão do caçador, e como a ave da mão do passarinheiro.
6 - Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.
7 - Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador,
8 - Prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento.
9 - Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?
10 - Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados;
11 - Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado.
12 - O homem mau, o homem iníquo tem a boca pervertida.
13 - Acena com os olhos, fala com os pés e faz sinais com os dedos.
14 - Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas.
15 - Por isso a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura.
16 - Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina:
17 - Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
18 - O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,
19 - A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
20 - Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe;
21 - Ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço.
22 - Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo.
23 - Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida,
24 - Para te guardarem da mulher vil, e das lisonjas da estranha.
25 - Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te prendas aos seus olhos.
26 - Porque por causa duma prostituta se chega a pedir um bocado de pão; e a adúltera anda à caça da alma preciosa.
27 - Porventura tomará alguém fogo no seu seio, sem que suas vestes se queimem?
28 - Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés?
29 - Assim ficará o que entrar à mulher do seu próximo; não será inocente todo aquele que a tocar.
30 - Não se injuria o ladrão, quando furta para saciar-se, tendo fome;
31 - E se for achado pagará o tanto sete vezes; terá de dar todos os bens da sua casa.
32 - Assim, o que adultera com uma mulher é falto de entendimento; aquele que faz isso destrói a sua alma.
33 - Achará castigo e vilipêndio, e o seu opróbrio nunca se apagará.
34 - Porque os ciúmes enfurecerão o marido; de maneira nenhuma perdoará no dia da vingança.
35 - Não aceitará nenhum resgate, nem se conformará por mais que aumentes os presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário