sexta-feira, 12 de abril de 2013

Jesus e Dinheiro (Stephen Um) – Lucas 16.1-15


Jesus falou muito sobre dinheiro. Ele falou sobre os perigos do dinheiro e da avareza mais do que sobre o pecado sexual. A avareza é tão perigosa, pois ninguém acha que é ganancioso. Quando foi a última vez que você orou para Deus livrá-lo desse pecado?

O perigo do dinheiro
O perigo do dinheiro é que ele pode se tornar (1) sua segurança, (2) seu mestre e (3) seu amante.

(1) sua segurança
Após, assim como o filho pródigo, o administrador infiel gastar de forma indevida o dinheiro do seu mestre e ser demitido, ele ficou nervoso ao perder seu emprego, pois sua segurança estava no dinheiro. Pergunte a si mesmo, se isso fosse tirado de você, sua vida perderia sentido? Onde está sua esperança? O que você teme? Onde você encontra segurança e conforto? Você confia no seu dinheiro ou em Deus?
Devemos nos lembrar de que a Bíblia não fala contra investimentos, mas contra investimentos ruins. Você, em sua mordomia cristã, está investindo o dinheiro do seu Mestre de forma a aumentar as riquezas divinas ou gastando em seus próprios prazeres? Deus tudo criou e tudo lhe pertence, logo não somos donos de nossas finanças e má administração dos recursos divinos é roubo.

(2) Mestre
Não se pode servir a Deus e ao dinheiro. Não podemos servir a Deus com nossas finanças se o dinheiro é nosso mestre. Quais são suas prioridades? Para quê você trabalha tanto?

(3) Amante
O dinheiro exige um relacionamento de amor. Quando não somos generosos com nosso dinheiro, estamos traindo a Cristo em um adultério com o dinheiro.
O administrador foi elogiado não pode ter gastado o dinheiro de seu mestre, mas porque pensou no futuro e buscou ser recebido nas casas de outras pessoas. Se os filhos deste mundo pensam em seu futuro e tentam garanti-lo, quanto mais os filhos de Deus devem administrar suas finanças com o futuro em mente, com o dia em que o mestre pedirá conta de tudo o que fizemos no corpo.
Criação: Deus tudo criou e tudo lhe pertence, então má administração dos recursos divinos é roubo.
Queda: O pecado nos leva a servir ao dinheiro no lugar de servir a Deus com nosso dinheiro.
Redenção: Somos resgatados do amor às riquezas para nos relacionarmos com Cristo, o qual nos diz para sermos generosos, ajudando o próximo; assim, toda vez que somos avarentos estamos adulterando.
O uso do dinheiro motivado pelo Evangelho
O mundo aceita as pessoas com base em suas riquezas, mas Deus busca o perdido e destituído. Deus conhece e olha para o coração. Sendo assim, não precisamos nos autojustificar diante de Deus através de nossas finanças, mas podemos confiar na justiça que vem de Deus pela fé.
Dessa forma, podemos usar o dinheiro como pessoas redimidas, reconhecendo que (1) devemos, (2) precisamos e (3) buscamos ser generosos.
Onde você tem investido seu dinheiro? Você tem considerado que um dia prestará conta de tudo?

A conferência do The Gospel Coalition tratou do tema  “Sua Missão: Jesus nos Evangelho de Lucas”
Leia mais: http://voltemosaoevangelho.com/blog/2013/04/sua-missao-jesus-nos-evangelho-de-lucas-tgc13/#ixzz2QGdV2iGm

Nenhum comentário:

Postar um comentário