terça-feira, 23 de abril de 2013

Capítulos de hoje 23/04/13: Livro de Jó 34,35 e 36


Jó 34:1-37
1 - RESPONDEU mais Eliú, dizendo:
2 - Ouvi, vós, sábios, as minhas razões; e vós, entendidos, inclinai os ouvidos para mim.
3 - Porque o ouvido prova as palavras, como o paladar experimenta a comida.
4 - O que é direito escolhamos para nós; e conheçamos entre nós o que é bom.
5 - Porque Jó disse: Sou justo, e Deus tirou o meu direito.
6 - Apesar do meu direito sou considerado mentiroso; a minha ferida é incurável, embora eu esteja sem transgressão.
7 - Que homem há como Jó, que bebe a zombaria como água?
8 - E caminha em companhia dos que praticam a iniqüidade, e anda com homens ímpios?
9 - Porque disse: De nada aproveita ao homem o comprazer-se em Deus.
10 - Portanto vós, homens de entendimento, escutai-me: Longe de Deus esteja o praticar a maldade e do Todo-Poderoso o cometer a perversidade!
11 - Porque, segundo a obra do homem, ele lhe paga; e faz a cada um segundo o seu caminho.
12 - Também, na verdade, Deus não procede impiamente; nem o Todo-Poderoso perverte o juízo.
13 - Quem lhe entregou o governo da terra? E quem fez todo o mundo?
14 - Se ele pusesse o seu coração contra o homem, e recolhesse para si o seu espírito e o seu fôlego,
15 - Toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó.
16 - Se, pois, há em ti entendimento, ouve isto; inclina os ouvidos ao som da minha palavra.
17 - Porventura o que odiasse o direito se firmaria? E tu condenarias aquele que é justo e poderoso?
18 - Ou dir-se-á a um rei: Oh! vil? Ou aos príncipes: Oh! ímpios?
19 - Quanto menos àquele, que não faz acepção das pessoas de príncipes, nem estima o rico mais do que o pobre; porque todos são obras de suas mãos.
20 - Eles num momento morrem; e até à meia noite os povos são perturbados, e passam, e os poderosos serão tomados não por mão humana.
21 - Porque os seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos.
22 - Não há trevas nem sombra de morte, onde se escondam os que praticam a iniqüidade.
23 - Porque Deus não sobrecarrega o homem mais do que é justo, para o fazer ir a juízo diante dele.
24 - Quebranta aos fortes, sem que se possa inquirir, e põe outros em seu lugar.
25 - Ele conhece, pois, as suas obras; de noite os transtorna, e ficam moídos.
26 - Ele os bate como ímpios que são, à vista dos espectadores;
27 - Porquanto se desviaram dele, e não compreenderam nenhum de seus caminhos,
28 - De sorte que o clamor do pobre subisse até ele, e que ouvisse o clamor dos aflitos.
29 - Se ele aquietar, quem então inquietará? Se encobrir o rosto, quem então o poderá contemplar? Seja isto para com um povo, seja para com um homem só,
30 - Para que o homem hipócrita nunca mais reine, e não haja laços no povo.
31 - Na verdade, quem a Deus disse: Suportei castigo, não ofenderei mais.
32 - O que não vejo, ensina-me tu; se fiz alguma maldade, nunca mais a hei de fazer?
33 - Virá de ti como há de ser a recompensa, para que tu a rejeites? Faze tu, pois, e não eu, a escolha; fala logo o que sabes.
34 - Os homens de entendimento dirão comigo, e o homem sábio que me ouvir:
35 - Jó falou sem conhecimento; e às suas palavras falta prudência.
36 - Pai meu! Provado seja Jó até ao fim, pelas suas respostas próprias de homens malignos.
37 - Porque ao seu pecado acrescenta a transgressão; entre nós bate palmas, e multiplica contra Deus as suas palavras.

Jó 35:1-16
1 - RESPONDEU mais Eliú, dizendo:
2 - Tens por direito dizeres: Maior é a minha justiça do que a de Deus?
3 - Porque disseste: De que me serviria? Que proveito tiraria mais do que do meu pecado?
4 - Eu te darei resposta, a ti e aos teus amigos contigo.
5 - Atenta para os céus, e vê; e contempla as mais altas nuvens, que são mais altas do que tu.
6 - Se pecares, que efetuarás contra ele? Se as tuas transgressões se multiplicarem, que lhe farás?
7 - Se fores justo, que lhe darás, ou que receberá ele da tua mão?
8 - A tua impiedade faria mal a outro tal como tu; e a tua justiça aproveitaria ao filho do homem.
9 - Por causa das muitas opressões os homens clamam por causa do braço dos grandes.
10 - Porém ninguém diz: Onde está Deus que me criou, que dá salmos durante a noite;
11 - Que nos ensina mais do que aos animais da terra e nos faz mais sábios do que as aves dos céus?
12 - Clamam, porém ele não responde, por causa da arrogância dos maus.
13 - Certo é que Deus não ouvirá a vaidade, nem atentará para ela o Todo-Poderoso.
14 - E quanto ao que disseste, que o não verás, juízo há perante ele; por isso espera nele.
15 - Mas agora, porque a sua ira ainda não se exerce, nem grandemente considera a arrogância,
16 - Logo Jó em vão abre a sua boca, e sem ciência multiplica palavras.

Jó 36:1-33
1 - PROSSEGUIU ainda Eliú, e disse:
2 - Espera-me um pouco, e mostrar-te-ei que ainda há razões a favor de Deus.
3 - De longe trarei o meu conhecimento; e ao meu Criador atribuirei a justiça.
4 - Porque na verdade, as minhas palavras não serão falsas; contigo está um que tem perfeito conhecimento.
5 - Eis que Deus é mui grande, contudo a ninguém despreza; grande é em força e sabedoria.
6 - Ele não preserva a vida do ímpio, e faz justiça aos aflitos.
7 - Do justo não tira os seus olhos; antes estão com os reis no trono; ali os assenta para sempre, e assim são exaltados.
8 - E se estão presos em grilhões, amarrados com cordas de aflição,
9 - Então lhes faz saber a obra deles, e as suas transgressões, porquanto prevaleceram nelas.
10 - Abre-lhes também os seus ouvidos, para sua disciplina, e ordena-lhes que se convertam da maldade.
11 - Se o ouvirem, e o servirem, acabarão seus dias em bem, e os seus anos em delícias.
12 - Porém se não o ouvirem, à espada serão passados, e expirarão sem conhecimento.
13 - E os hipócritas de coração amontoam para si a ira; e amarrando-os ele, não clamam por socorro.
14 - A sua alma morre na mocidade, e a sua vida perece entre os impuros.
15 - Ao aflito livra da sua aflição, e na opressão se revela aos seus ouvidos.
16 - Assim também te desviará da boca da angústia para um lugar espaçoso, em que não há aperto, e as iguarias da tua mesa serão cheias de gordura.
17 - Mas tu estás cheio do juízo do ímpio; o juízo e a justiça te sustentam.
18 - Porquanto há furor, guarda-te de que não sejas atingido pelo castigo violento, pois nem com resgate algum te livrarias dele.
19 - Estimaria ele tanto tuas riquezas? Não, nem ouro, nem todas as forças do poder.
20 - Não suspires pela noite, em que os povos sejam tomados do seu lugar.
21 - Guarda-te, e não declines para a iniqüidade; porquanto isso escolheste antes que a aflição.
22 - Eis que Deus é excelso em seu poder; quem ensina como ele?
23 - Quem lhe prescreveu o seu caminho? Ou, quem lhe dirá: Tu cometeste maldade?
24 - Lembra-te de engrandecer a sua obra, que os homens contemplam.
25 - Todos os homens a vêem, e o homem a enxerga de longe.
26 - Eis que Deus é grande, e nós não o compreendemos, e o número dos seus anos não se pode esquadrinhar.
27 - Porque faz miúdas as gotas das águas que, do seu vapor, derramam a chuva,
28 - A qual as nuvens destilam e gotejam sobre o homem abundantemente.
29 - Porventura pode alguém entender as extensões das nuvens, e os estalos da sua tenda?
30 - Eis que estende sobre elas a sua luz, e encobre as profundezas do mar.
31 - Porque por estas coisas julga os povos e lhes dá mantimento em abundância.
32 - Com as nuvens encobre a luz, e ordena não brilhar, interpondo a nuvem.
33 - O que nos dá a entender o seu pensamento, como também ao gado, acerca do temporal que sobe.


Reflexões...


Oh Senhor clamo a ti, pois sei que houve o meu clamor.
Retira a religiosidade da minha vida.
Quero viver uma vida para teu louvor para tua glória Senhor.
Quebra as cadeias que me prende neste mundo mal e
Leva-me pra ti adorar

Louvar

Glorificar

Que a minha vida seja para o teu LOUVOR.

Para de ADORAR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário