domingo, 29 de março de 2015

Capítulos de hoje 29/3/15: DEUTERONÔMIO 23 e 24 & SALMO 88


Deuteronômio 23:1-25
1 - AQUELE a quem forem trilhados os testículos, ou cortado o membro viril, não entrará na congregação do SENHOR.
2 - Nenhum bastardo entrará na congregação do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do SENHOR.
3 - Nenhum amonita nem moabita entrará na congregação do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do SENHOR eternamente.
4 - Porquanto não saíram com pão e água, a receber-vos no caminho, quando saíeis do Egito; e porquanto alugaram contra ti a Balaão, filho de Beor, de Petor, de Mesopotâmia, para te amaldiçoar.
5 - Porém o SENHOR teu Deus não quis ouvir Balaão; antes o SENHOR teu Deus trocou em bênção a maldição; porquanto o SENHOR teu Deus te amava.
6 - Não lhes procurarás nem paz nem bem em todos os teus dias para sempre.
7 - Não abominarás o edomeu, pois é teu irmão; nem abominarás o egípcio, pois estrangeiro foste na sua terra.
8 - Os filhos que lhes nascerem na terceira geração, cada um deles entrará na congregação do SENHOR.
9 - Quando o exército sair contra os teus inimigos, então te guardarás de toda a coisa má.
10 - Quando entre ti houver alguém que, por algum acidente noturno, não estiver limpo, sairá fora do arraial; não entrará no meio dele.
11 - Porém será que, declinando a tarde, se lavará em água; e, em se pondo o sol, entrará no meio do arraial.
12 - Também terás um lugar fora do arraial, para onde sairás.
13 - E entre as tuas armas terás uma pá; e será que, quando estiveres assentado, fora, então com ela cavarás e, virando-te, cobrirás o que defecaste.
14 - Porquanto o SENHOR teu Deus anda no meio de teu arraial, para te livrar, e entregar a ti os teus inimigos; pelo que o teu arraial será santo, para que ele não veja coisa feia em ti, e se aparte de ti.
15 - Não entregarás a seu SENHOR o servo que, tendo fugido dele, se acolher a ti;
16 - Contigo ficará, no meio de ti, no lugar que escolher em alguma das tuas portas, onde lhe agradar; não o oprimirás.
17 - Não haverá prostituta dentre as filhas de Israel; nem haverá sodomita dentre os filhos de Israel.
18 - Não trarás o salário da prostituta nem preço de um sodomita à casa do SENHOR teu Deus por qualquer voto; porque ambos são igualmente abominação ao SENHOR teu Deus.
19 - A teu irmão não emprestarás com juros, nem dinheiro, nem comida, nem qualquer coisa que se empreste com juros.
20 - Ao estranho emprestarás com juros, porém a teu irmão não emprestarás com juros; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em tudo que puseres a tua mão, na terra a qual vais a possuir.
21 - Quando fizeres algum voto ao SENHOR teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o SENHOR teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado.
22 - Porém, abstendo-te de votar, não haverá pecado em ti.
23 - O que saiu dos teus lábios guardarás, e cumprirás, tal como voluntariamente votaste ao SENHOR teu Deus, declarando-o pela tua boca.
24 - Quando entrares na vinha do teu próximo, comerás uvas conforme ao teu desejo até te fartares, porém não as porás no teu cesto.
25 - Quando entrares na seara do teu próximo, com a tua mão arrancarás as espigas; porém não porás a foice na seara do teu próximo. 


Salmos 88
1 - SENHOR Deus da minha salvação, diante de ti tenho clamado de dia e de noite.
2 - Chegue a minha oração perante a tua face, inclina os teus ouvidos ao meu clamor;
3 - Porque a minha alma está cheia de angústia, e a minha vida se aproxima da sepultura.
4 - Estou contado com aqueles que descem ao abismo; estou como homem sem forças,
5 - Livre entre os mortos, como os feridos de morte que jazem na sepultura, dos quais te não lembras mais, e estão cortados da tua mão.
6 - Puseste-me no abismo mais profundo, em trevas e nas profundezas.
7 - Sobre mim pesa o teu furor; tu me afligiste com todas as tuas ondas. (Selá.)
8 - Alongaste de mim os meus conhecidos, puseste-me em extrema abominação para com eles. Estou fechado, e não posso sair.
9 - A minha vista desmaia por causa da aflição. SENHOR, tenho clamado a ti todo o dia, tenho estendido para ti as minhas mãos.
10 - Mostrarás, tu, maravilhas aos mortos, ou os mortos se levantarão e te louvarão? (Selá.)
11 - Será anunciada a tua benignidade na sepultura, ou a tua fidelidade na perdição?
12 - Saber-se-ão as tuas maravilhas nas trevas, e a tua justiça na terra do esquecimento?
13 - Eu, porém, SENHOR, tenho clamado a ti, e de madrugada te esperará a minha oração.
14 - SENHOR, porque rejeitas a minha alma? Por que escondes de mim a tua face?
15 - Estou aflito, e prestes tenho estado a morrer desde a minha mocidade; enquanto sofro os teus terrores, estou perturbado.
16 - A tua ardente indignação sobre mim vai passando; os teus terrores me têm retalhado.
17 - Eles me rodeiam todo o dia como água; eles juntos me sitiam.
18 - Desviaste para longe de mim amigos e companheiros, e os meus conhecidos estão em trevas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário