quarta-feira, 18 de março de 2015

Capítulos de hoje 18/3/15: DEUTERONÔMIO 1 e 2 & SALMO 77



Deuteronômio 1:6-18
6 - O SENHOR nosso Deus nos falou em Horebe, dizendo: Assaz vos haveis demorado neste monte.
7 - Voltai-vos, e parti, e ide à montanha dos amorreus, e a todos os seus vizinhos, à planície, e à montanha, e ao vale, e ao sul, e à margem do mar; à terra dos cananeus, e ao Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates.
8 - Eis que tenho posto esta terra diante de vós; entrai e possuí a terra que o SENHOR jurou a vossos pais, Abraão, Isaque e Jacó, que a daria a eles e à sua descendência depois deles.
9 - E no mesmo tempo eu vos falei, dizendo: Eu sozinho não poderei levar-vos.
10 - O SENHOR vosso Deus já vos tem multiplicado; e eis que em multidão sois hoje como as estrelas do céu.
11 - O SENHOR Deus de vossos pais vos aumente, ainda mil vezes mais do que sois; e vos abençoe, como vos tem falado.
12 - Como suportaria eu sozinho os vossos fardos, e as vossas cargas, e as vossas contendas?
13 - Tomai-vos homens sábios e entendidos, experimentados entre as vossas tribos, para que os ponha por chefes sobre vós.
14 - Então vós me respondestes, e dissestes: Bom é fazer o que tens falado.
15 - Tomei, pois, os chefes de vossas tribos, homens sábios e experimentados, e os tenho posto por cabeças sobre vós, por capitães de milhares, e por capitães de cem, e por capitães de cinqüenta, e por capitães de dez, e por governadores das vossas tribos.
16 - E no mesmo tempo mandei a vossos juízes, dizendo: Ouvi a causa entre vossos irmãos, e julgai justamente entre o homem e seu irmão, e entre o estrangeiro que está com ele.
17 - Não discriminareis as pessoas em juízo; ouvireis assim o pequeno como o grande; não temereis a face de ninguém, porque o juízo é de Deus; porém a causa que vos for difícil fareis vir a mim, e eu a ouvirei.
18 - Assim naquele tempo vos ordenei todas as coisas que havíeis de fazer.

Deuteronômio 2:1-9
1 - DEPOIS viramo-nos, e caminhamos ao deserto, caminho do Mar Vermelho, como o SENHOR me tinha dito, e muitos dias rodeamos o monte Seir.
2 - Então o SENHOR me falou, dizendo:
3 - Tendes rodeado bastante esta montanha; virai-vos para o norte.
4 - E dá ordem ao povo, dizendo: Passareis pelos termos de vossos irmãos, os filhos de Esaú, que habitam em Seir; e eles terão medo de vós; porém guardai-vos bem.
5 - Não vos envolvais com eles, porque não vos darei da sua terra nem ainda a pisada da planta de um pé; porquanto a Esaú tenho dado o monte Seir por herança.
6 - Comprareis deles, por dinheiro, comida para comerdes; e também água para beber deles comprareis por dinheiro.
7 - Pois o SENHOR teu Deus te abençoou em toda a obra das tuas mãos; ele sabe que andas por este grande deserto; estes quarenta anos o SENHOR teu Deus esteve contigo, coisa nenhuma te faltou.
8 - Passando, pois, por nossos irmãos, os filhos de Esaú, que habitavam em Seir, desde o caminho da planície de Elate e de Eziom-Geber, nos viramos e passamos o caminho do deserto de Moabe.
9 - Então o SENHOR me disse: Não molestes aos de Moabe, e não contendas com eles em peleja, porque não te darei herança da sua terra; porquanto tenho dado a Ar por herança aos filhos de Ló.


Salmos 77
1 - CLAMEI a Deus com a minha voz, a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos.
2 - No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada.
3 - Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia. (Selá.)
4 - Sustentaste os meus olhos acordados; estou tão perturbado que não posso falar.
5 - Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos antigos.
6 - De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito esquadrinhou.
7 - Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável?
8 - Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa de geração em geração?
9 - Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira? (Selá.)
10 - E eu disse: Isto é enfermidade minha; mas eu me lembrarei dos anos da destra do Altíssimo.
11 - Eu me lembrarei das obras do SENHOR; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade.
12 - Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos.
13 - O teu caminho, ó Deus, está no santuário. Quem é Deus tão grande como o nosso Deus?
14 - Tu és o Deus que fazes maravilhas; tu fizeste notória a tua força entre os povos.
15 - Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José. (Selá.)
16 - As águas te viram, ó Deus, as águas te viram, e tremeram; os abismos também se abalaram.
17 - As nuvens lançaram água, os céus deram um som; as tuas flechas correram duma para outra parte.
18 - A voz do teu trovão estava no céu; os relâmpagos iluminaram o mundo; a terra se abalou e tremeu.
19 - O teu caminho é no mar, e as tuas veredas nas águas grandes, e os teus passos não são conhecidos.
20 - Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário