domingo, 22 de março de 2015

Capítulos de hoje 22/3/15: DEUTERONÔMIO 9 e 10 & SALMO 81


Deuteronômio 9:1-6
1 - OUVE, ó Israel, hoje passarás o Jordão, para entrares a possuir nações maiores e mais fortes do que tu; cidades grandes, e muradas até aos céus;
2 - Um povo grande e alto, filhos de gigantes, que tu conheces, e de que já ouviste. Quem resistiria diante dos filhos dos gigantes?
3 - Sabe, pois, hoje que o SENHOR teu Deus, que passa adiante de ti, é um fogo consumidor, que os destruirá, e os derrubará de diante de ti; e tu os lançarás fora, e cedo os desfarás, como o SENHOR te tem falado.
4 - Quando, pois, o SENHOR teu Deus os lançar fora de diante de ti, não fales no teu coração, dizendo: Por causa da minha justiça é que o SENHOR me trouxe a esta terra para a possuir; porque pela impiedade destas nações é que o SENHOR as lança fora de diante de ti.
5 - Não é por causa da tua justiça, nem pela retidão do teu coração que entras a possuir a sua terra, mas pela impiedade destas nações o SENHOR teu Deus as lança fora, de diante de ti, e para confirmar a palavra que o SENHOR jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.
6 - Sabe, pois, que não é por causa da tua justiça que o SENHOR teu Deus te dá esta boa terra para possuí-la, pois tu és povo obstinado.

Deuteronômio 10:1-5
1 - NAQUELE mesmo tempo me disse o SENHOR: Alisa duas tábuas de pedra, como as primeiras, e sobe a mim ao monte, e faze-te uma arca de madeira;
2 - E naquelas tábuas escreverei as palavras que estavam nas primeiras tábuas, que quebraste, e as porás na arca.
3 - Assim, fiz uma arca de madeira de acácia, e alisei duas tábuas de pedra, como as primeiras; e subi ao monte com as duas tábuas na minha mão.
4 - Então escreveu nas tábuas, conforme à primeira escritura, os dez mandamentos, que o SENHOR vos falara no dia da assembléia, no monte, do meio do fogo; e o SENHOR mas deu a mim;
5 - E virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão, como o SENHOR me ordenou.

Deuteronômio 10:22
22 - Com setenta almas teus pais desceram ao Egito; e agora o SENHOR teu Deus te pôs como as estrelas dos céus em multidão.


Salmos 81
1 - EXULTAI a Deus, nossa fortaleza; jubilai ao Deus de Jacó.
2 - Tomai um salmo, e trazei junto o tamborim, a harpa suave e o saltério.
3 - Tocai a trombeta na lua nova, no tempo apontado da nossa solenidade.
4 - Porque isto era um estatuto para Israel, e uma lei do Deus de Jacó.
5 - Ordenou-o em José por testemunho, quando saíra pela terra do Egito, onde ouvi uma língua que não entendia.
6 - Tirei de seus ombros a carga; as suas mãos foram livres dos cestos.
7 - Clamaste na angústia, e te livrei; respondi-te no lugar oculto dos trovões; provei-te nas águas de Meribá. (Selá.)
8 - Ouve-me, povo meu, e eu te atestarei: Ah, Israel, se me ouvires!
9 - Não haverá entre ti deus alheio, nem te prostrarás ante um deus estranho.
10 - Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e ta encherei.
11 - Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis.
12 - Portanto eu os entreguei aos desejos dos seus corações, e andaram nos seus próprios conselhos.
13 - Oh! se o meu povo me tivesse ouvido! se Israel andasse nos meus caminhos!
14 - Em breve abateria os seus inimigos, e viraria a minha mão contra os seus adversários.
15 - Os que odeiam ao SENHOR ter-se-lhe-iam sujeitado, e o seu tempo seria eterno.
16 - E o sustentaria com o trigo mais fino, e o fartaria com o mel saído da rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário