sábado, 4 de janeiro de 2014

A adoração é um fim em si


Mateus 15:8-9

Eu quero tentar esta manhã para criar uma consciência de nossa igreja que a adoração é um fim em si mesmo. Eu quero que nós tenhamos esta convicção: a de que o culto nunca deve ser perseguido como um meio para atingir algo diferente de adoração. Adoração nunca é um passo no nosso caminho até a qualquer outra experiência. Não é uma porta pela qual passamos para chegar a algum lugar. É o ponto final, o objetivo.

Lembro-me de uma noite em meu quarto em Saint Hall, no Wheaton College meu último ano. Eu estava lutando com o que deve motivar-me para tentar ganhar as pessoas para Cristo. Eu me perguntava: "Qual é o objetivo de ganhar pessoas para a fé em Cristo?" E eu respondi, desconfortavelmente, "Para que eles possam ajudar a vencer os outros."Mas então eu traduzi o efeito em uma experiência real de testemunho.Suponha que uma pessoa me pergunta: "Por que você quer que eu me tornasse um cristão?" E eu digo: "Então, você pode ganhar outros." Não vai uma pessoa pensativo olhar para mim e dizer: "Bem, agora, isso é estranho. Você quer dizer que o objetivo de sua religião é recrutar pessoas para recrutar outras pessoas para recrutar outras pessoas, sempre e sempre? Onde está a substância? Onde está o conteúdo ? "Lembro-me de quão miserável eu me senti como eu percebi o quão vazia e mecânica minha vida com Cristo se tornou. Eu nunca poderia ter sugerido uma resposta tão vazio para: "Por que evangelizar?" se a minha própria vida ou a adoração tinha sido um verdadeiro fim em si mesmo.É claro que o propósito para ganhar pessoas para Cristo não é que eles podem ganhar outros. É que eles podem trazer honra a Deus em adoração e que eles possam experimentar a alegria de confiar a misericórdia de Deus. Nós não recrutar pessoas para recrutar outros.Recrutamos pessoas para Deus ! O conteúdo, a substância, a vida, o objetivo, o fim é Deus ea experiência alegre de atribuir-lhe glória.Evangelismo não é um fim em si mesmo. Adoração é um fim em si mesmo.
A singularidade de adoração como um fim em si

Daquele ponto em diante, todo o meu pensamento sobre a igreja girava em torno da singularidade de adoração. De todas as atividades da igreja, apenas um é um fim em si mesmo: a adoração. Horizontal comunhãoentre os crentes não é um fim em si mesmo. Fellowship nas Escrituras é considerada em grande parte, com a finalidade de incentivar a fé e despertando o amor: "Vamos considerar como agitar um ao outro ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, mas encorajando um ao outro tudo o mais que você vê chegar o dia ". É direito de buscar comunhão especificamente com o objectivo de ser encorajados na fé e despertou para o amor. Mas, apesar de uma verdadeira experiência de adoração pode produzir os mesmos resultados (de forte fé e zelo a amar), mas a genuinidade e autenticidade da nossa adoração é ameaçado se nós tratá-lo como um meio para alguma outra experiência.

Então comunhão não é um fim em si mesmo, eo mesmo pode ser dito de todos os outros ministérios na igreja. educação cristã não é um fim em si mesmo, porque saber não é um fim em si mesmo. Buscamos conhecer a Deus, para que pudéssemos ser movido para esperar em Deus. O objetivo da educação cristã é afirmado no Salmo 78:5-7: "Deus estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, a qual deu aos nossos pais para ensinar a seus filhos, que a próxima geração possa conhecê-los, as crianças ainda por nascer, e levanta-te e dizer-lhes para seus filhos, para que eles devem definir a sua esperança em Deus . "A Bíblia não apresenta conhecimentos para seu próprio bem, mas sim para os gravetos de fé e esperança em Deus. Como Romanos 15:4 diz: "O que quer que foi escrito no passado foi escrito para nossa instrução, para que, firmeza e pelo incentivo à escritura que possamos teresperança . " A educação não é um fim em si mesmo.

Nem é mordomia financeira um fim em si. Ficaríamos muito chateado se o nosso dinheiro foram cerimonialmente queimados após a coleta. Nós esperamos que seja um meio para o envio de missionários, o cuidado com o aflito, a preservação do nosso ponto de encontro. E assim por diante, para baixo da linha, o mesmo ponto poderia ser feita sobre todas as coisas que fazemos como crentes. Eles não são fins em si mesmos. Só a adoração é um fim em si. Só a adoração não deve ser feito como um meio para atingir algo diferente de si mesmo.

Mas agora surge uma pergunta. Não são a comunhão dos santos em comunhão e à disseminação do conhecimento cristão na pregação ea doação de dízimos e ofertas-não são todas essas partes de nossos cultos? Como você pode dizer que nenhuma delas é um fim em si e ainda tê-los como parte integrante de nossa adoração, que é um fim em si mesmo? Essa é uma boa pergunta, e para respondê-la, precisamos examinar agora o que é a adoração. Vamos começar com o texto da manhã, Mateus 15:08, 9.
Verdadeira Adoração: An Affair of the Heart

Jesus cita Isaías 29:13, a fim de expressar a raiz do problema com o modo de vida dos fariseus. "Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens." A primeira coisa que eu quero-nos a ver a partir destes dois versículos é que o paralelo entre "este povo honra-me" no versículo 8 e "me adoram" no versículo 9 mostra que a essência de toda a adoração é o ato de honrar a Deus. Isso não significa fazer de Deus honrado. Nós não melhorar a Deus em menos quando adorá-lo.Honrando a Deus significa reconhecer sua honra, sentindo-se o valor do mesmo, e atribuindo a ele de todas as maneiras apropriadas para seu personagem. "Honra e majestade estão diante dele, força e formosura no seu santuário. Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força! Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome" (Salmos 96:6 -8). Essa é a primeira coisa que eu quero-nos a ver: que a adoração envolve um ato de refletir de volta para Deus em louvor as glórias que emanam de sua presença.

A segunda coisa que eu quero que veja em Mateus 15:08, 9 é que a adoração pode ser pensado de duas maneiras diferentes. Quando Deus diz: "Em vão me adoram", ou, "com os seus lábios me honra", ele implica que a adoração pode ser pensado como uma série de atos ou palavras que são realizados em obediência aos mandamentos bíblicos ou tradição litúrgica . Culto ao longo da história bíblica sempre envolvido ação. A principal palavra para o culto em hebraico bíblico significa "se curvar".Culto foi realizada em reverência, levantando as mãos, de joelhos, cantando, rezando, recitando a Escritura, etc Tudo isso pode ser chamado de adoração. Mas tudo isso também pode ser feito quando o coração está longe de Deus.

Nós todos sabemos que este tipo de experiência em nossa vida comum.Um homem se aposenta da empresa amado por todos, respeitado por seus colegas, admirado pelos executivos juniores. Quando a festa é dada para homenageá-lo, todo mundo sabe que a mão treme, e discursos, e parabéns, e relógio de ouro são sinceras. Eles vêm do coração. Mas, em seguida, alguns anos mais tarde velho resmungar-Full se aposenta, e por dever do partido é dada com os mesmos apertos de mão e discursos e relógio de ouro, mas todo mundo sabe dessa vez que a honra foi pago com os lábios, mas o coração estava longe. Ou que você não sentou através de um show de talentos da escola e observou como alguns aplausos vem de valorização interna, mas outro aplauso vem de expectativa externo.

Essas duas experiências diferentes correspondem a dois sentidos diferentes em que usamos a palavra "adoração". A primeira é uma série de atividades realizadas pelo corpo e mente. A outra é uma experiência do coração, que podem ou não encontrar expressão exterior. Parece claro para mim que quando a Bíblia nos ordena a adoração, não está comandando-nos a honrar a Deus com os lábios, enquanto o nosso coração está longe dele. Quando Davi diz: "Dai ao Senhor a glória do seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade" (Salmo 29:2), e quando Jesus diz: "Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele servirás (Mateus 4:10), e quando o anjo diz a João em Apocalipse 19:10: "Não me adoram; adorar a Deus", podemos ter certeza de que eles não queriam dizer realizar atos litúrgicos, independentemente da condição do seu coração Em. os comandos culto refere-se a uma experiência do coração, que é qualquer coisa, mas longe de Deus. Este é o segundo significado da adoração implícita em nosso texto, e este é o culto que tenho em mente quando digo adoração é um fim em si mesmo.

Agora o que é essa experiência do coração como? Vimos já que ele é mais do que ação , é mais do que de joelhos e rezando e cantando e sentando-se e recitar a Escritura e comer a ceia do Senhor. Mas também é mais do que dispostos . A adoração genuína nunca é um mero ato de força de vontade. Todas essas atividades de adoração requer o esforço de nossa vontade. Mas eles não se tornem adoração genuína, em virtude disso. Quando Deus diz: "O seu coração está longe de mim", não significa que eles não têm a força de vontade para ir com a maré. Claro que eles fazem. Mas o seu coração ainda está longe de Deus. A razão é que o desenho perto do coração para Deus significa a vinda viva de nossos sentimentos para Deus. A adoração é um assunto do coração. É uma questão de sentimento e da emoção.
Os sentimentos que são a substância de Adoração

Sinto-me agora em uma posição pastoral quase impossível. O que eu quero dizer pode ser tão facilmente categorizados e dispensado como emocionalismo na decência um lado ou morto por outro lado, dependendo da sua personalidade e experiência. Nós vivemos em uma época peculiar. Por um lado, o fascínio com os sentimentos é galopante.Psicologia é a ciência da nossa era. Livro após livro nos ajuda a analisar as nossas emoções e lidar com seus altos e baixos. Por outro lado, existe uma suspeita generalizada de emoção e vergonha de expressar sentimentos, especialmente nas igrejas tradicionais (como a nossa). Em resposta a esta situação, quero dizer, em primeiro lugar, que a adoração verdadeira é baseada na percepção da verdade histórica e bíblica da mente. Tem conteúdo intelectual sólida. Não é o produto emocional frenético de manipulação ou artifícios. Mas isso não é problema nosso.Nós não estamos em perigo de emocionalismo. Longe disso. O nosso problema e não a nossa única, mas o problema da nossa Conferência e da maioria dos evangélicos em todo o país, é que não nos damos conta de que não há verdadeira adoração, onde os sentimentos de Deus não são vivificados. Não há verdadeira adoração onde o coração está longe de Deus. Mas a abordagem do coração a Deus acontece na vivificação dos nossos sentimentos para Deus. Portanto, onde os sentimentos estão mortos, por isso é adoração.

Agora vamos ser mais específico. Quais são esses sentimentos que tornam os atos exteriores de adoração autêntica? Quais são os sentimentos em relação a Deus que transformam formas aprendidas em adoração genuína? Para uma amostragem dos ricos respostas extraordinárias, emocionais em adoração, nós fazemos melhor que olhar para o livro mais rico do mundo de adoração, o livro dos Salmos.Alguns dos mais altos adoração começa com a sensação dequebrantamento e contrição e tristeza pelo pecado.

"O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás" (Salmo 51:17)."Confesso a minha iniqüidade; Lamento pelo meu pecado" (Salmo 38:18).Misturado com o sentimento de contrição genuína é o sentimento desaudade ou desejo . "Como o cervo anseia pelas correntes fluindo, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo" (Salmo 42:1, 2). "A quem tenho eu no céu senão a ti? E não há nada na terra que eu deseje além de ti. Minha carne eo meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração ea minha herança para sempre" (Salmo 73:25, 26) . Também misturado com o nosso senso de pecado e nosso anseio por sua misericórdia é o sentimento de medo etemor diante da santidade e grandeza de Deus. "Eu vou adorar para o teu santo templo no temor de ti" (Salmo 5:7). "Que toda a terra teme ao Senhor, que todos os habitantes do mundo permanecer no temor dele" (Salmo 33:8). E quando ele se aproxima, que perdoa todas as nossas iniqüidades, coroando-nos com honra, satisfazer-nos com o bem (Salmo 103:3-5), os nossos corações bem até com o sentimento de gratidão ."Entrai pelas portas dele com ações de graças e seus átrios com louvor! Dar graças a ele, e bendizei o seu nome!" (Salmo 100:4). E se misturaram com a nossa gratidão são os sentimentos de alegria e esperança ."Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, e gritar de alegria, tudo que você retos de coração" (Salmo 32:11). "Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim a esperança em Deus;? Pois ainda o louvarei, a ele a minha ajuda e meu Deus" (Salmo 42:5).

Estes são exemplos de alguns dos sentimentos que vêm de Deus e mover-nos a Deus em adoração genuína: contrição, tristeza, saudade, desejo, medo, admiração, gratidão, alegria, esperança. Quando esses sentimentos são vivificados, o coração não é mais distante de Deus.Adoração não é mais da boca para fora. Ele é genuíno e autêntico.
Os sentimentos não são trampolins para outro fim

E agora talvez, fechando o círculo, é mais claro por que devo dizer a verdadeira adoração é um fim em si mesmo. Se o que transforma as formas habituais para a verdadeira adoração é a aceleração desses sentimentos no coração, então a verdadeira adoração não pode ser executada como um meio para alguma outra experiência. Os sentimentos não são assim. Sentimentos genuínos não podem ser fabricados como trampolins para outra coisa. Se o telefone toca ea voz do outro lado diz: "Johnny, este é Bob, bom amigo, sua mãe e seu pai estavam em um grave acidente de ônibus Sua mãe não fazê-lo, e seu pai está muito ferido,". você não se sentar e dizer: "Agora, para que fim se eu sinto dor? O que posso fazer se eu chorar para a próxima meia hora?" O sentimento de tristeza é um fim em si mesmo. Não é executada como um meio para nada.

Se você foi flutuando em uma balsa sem água por três dias após um naufrágio no mar, e não parece um grão de terra no horizonte, você não diz: "Ora, para quê vou sentir desejo por essa terra? " Mesmo que o desejo em seu coração pode lhe dar o poder para chegar lá, você não executar saudade, a fim de chegar lá. A saudade varre para você a partir do valor da água que está nessa terra. Mesmo que desejo é sempre por algo que ainda não tem, no entanto, não é uma mistura artificial da vontade, mas não é planejada e executada como um meio para conseguir o que deseja. Ele nasce espontaneamente no coração e como um sentimento é um fim em si mesmo.

Se você estiver acampando no Boundary Waters e despertar ao som de cheirar fora de sua tenda, e depois ver a luz da lua a silhueta de um enorme urso vindo em direção a sua barraca, você não diz: "Ora, para quê vou sentir medo ? " Você não calcular os bons fins a que o medo pode ser um meio e, em seguida, realizar o ato de realizar esses fins.Quando você está na borda do Grand Canyon e ver o sol se pondo enviar a escuridão através das camadas geológicas de tempo, você não diz: "Ora, para quê vou sentir temor diante desta beleza?" É um fim em si mesmo. Quando uma criança na manhã de Natal abre o seu primeiro presente e encontra sua "mais favoritest" foguete que ele queria há meses, ele não pensa: "Agora, para quê eu me sentirei feliz e agradecido?" E quando o menino entra jardim de infância e começa a ficar atormentado por alguns alunos da segunda série, mas, em seguida, seu irmão mais velho da terceira série vem e fica ao lado dele, ele não se decidir a ter confiança e esperança inchar em seu coração. Eles apenas fazem. Eles não são um ato realizado como um meio para outro fim. E assim é com toda a emoção genuína (ou seja, a emoção que brota de causas apropriadas) e, portanto, toda a verdadeira adoração. A adoração é um fim em si mesmo, porque Deus é a voz no telefone. Deus é a ilha no horizonte. Deus é o urso. Deus é o sol poente. Deus é o foguete "mais favoritest". Deus é o irmão mais velho.
Culto e adoração autênticos Serviços

E agora para voltar e pegar a nossa pergunta anterior: se a comunhão, pregação e doação de ofertas não são fins em si mesmos, porque eles são partes integrantes do nosso culto de adoração, pois a adoração é um fim em si mesmo? A resposta é esta: o que faz um culto autêntico e genuíno e agradável a Deus é a aceleração dos nossos corações com emoções apropriadas. Mas essa aceleração não acontece em um vácuo.De um lado, ela é causada por verdadeiros percepções de glórias múltiplas de Deus. E por isso deve haver conteúdo teológico substancial no serviço: nas letras de nossos hinos, nas orações, nas Escrituras, o sermão. E aqui é onde a comunhão dos santos desempenha um papel crucial. A verdade acelerando coração pode ser ouvido a partir de um hino, mas percebida com poder quando visto no rosto de uma irmã ou um irmão do outro lado da sala. Então, de um lado, há elementos de um culto de adoração que são necessárias, a fim de ajudar o coração perceber a realidade de Deus, acelerando a vida. Por outro lado, o coração acelerou com o sentimento de Deus muitas vezes deve se expressar. E, por isso, o nosso culto de adoração deve incluir os veículos de que a expressão: oportunidades de dar, cantem, recitem, orar e, provavelmente, um bom bocado mais que nunca ter tentado.

Em conclusão, em jeito de resumo, Jesus disse: "Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim." Portanto, mesmo que a adoração pode se referir a uma forma de atividade em que o coração é mais verdadeira adoração distante, que se deleita Deus é o desenho perto do coração para Deus, ou, dito de outra forma, a aceleração do coração com genuína sentimentos em resposta a glória de Deus. Tais sentimentos nunca são performances de força de vontade calculados para atingir outros fins. Eles são fins em si mesmos.Portanto, uma vez que constituem a essência da adoração genuína, a adoração é um fim em si. E o nosso culto de domingo de manhã é único em seu foco em Deus, que está muito honrado de tal adoração. E é por amor do seu nome que eu peço a todos vocês muito sinceramente para ter tempo de sábado à noite e domingo de manhã para preparar-se para encontrá-lo aqui, rezando com o salmista: "Desvenda os meus olhos para que eu veja as maravilhas em tua palavra" ( Palm. 119:18). E: "Unir o meu coração para temer o teu nome "(Salmo 86:11).

Por John Piper. © 2013 Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário