Hebreus 9:1-22
1 - ORA, também a primeira tinha ordenanças de
culto divino, e um santuário terrestre.
2 - Porque um tabernáculo estava preparado, o
primeiro, em que havia o candelabro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que
se chama o santuário.
3 - Mas depois do segundo véu estava o
tabernáculo que se chama o santo dos santos,
4 - Que tinha o incensário de ouro, e a arca da
aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que
continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da
aliança;
5 - E sobre a arca os querubins da glória, que
faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora
particularmente.
6 - Ora, estando estas coisas assim preparadas,
a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os
serviços;
7 - Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma
vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo;
8 - Dando nisto a entender o Espírito Santo que
ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé
o primeiro tabernáculo,
9 - Que é uma alegoria para o tempo presente, em
que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem
aperfeiçoar aquele que faz o serviço;
10 - Consistindo somente em comidas, e bebidas,
e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção.
11 - Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos
bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos,
isto é, não desta criação,
12 - Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por
seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna
redenção.
13 - Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a
cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à
purificação da carne,
14 - Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo
Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas
consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
15 - E por isso é Mediador de um novo
testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que
havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança
eterna.
16 - Porque onde há testamento, é necessário que
intervenha a morte do testador.
17 - Porque um testamento tem força onde houve
morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?
18 - Por isso também o primeiro não foi
consagrado sem sangue;
19 - Porque, havendo Moisés anunciado a todo o
povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos
bodes, com água, lã purpúrea e hissope, e aspergiu tanto o mesmo livro como
todo o povo,
20 - Dizendo: Este é o sangue do testamento que
Deus vos tem mandado.
21 - E semelhantemente aspergiu com sangue o
tabernáculo e todos os vasos do ministério.
22 - E quase todas as coisas, segundo a lei, se
purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.
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