Hebreus 7
1 - PORQUE este Melquisedeque, que era rei de
Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele
regressava da matança dos reis, e o abençoou;
2 - A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e
primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de
Salém, que é rei de paz;
3 - Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo
princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus,
permanece sacerdote para sempre.
4 - Considerai, pois, quão grande era este, a
quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.
5 - E os que dentre os filhos de Levi recebem o
sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus
irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
6 - Mas aquele, cuja genealogia não é contada
entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
7 - Ora, sem contradição alguma, o menor é
abençoado pelo maior.
8 - E aqui certamente tomam dízimos homens que
morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.
9 - E, por assim dizer, por meio de Abraão, até
Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.
10 - Porque ainda ele estava nos lombos de seu
pai quando Melquisedeque lhe saiu ao encontro.
11 - De sorte que, se a perfeição fosse pelo
sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade
havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de
Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
12 - Porque, mudando-se o sacerdócio,
necessariamente se faz também mudança da lei.
13 - Porque aquele de quem estas coisas se dizem
pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,
14 - Visto ser manifesto que nosso Senhor
procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.
15 - E muito mais manifesto é ainda, se à
semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote,
16 - Que não foi feito segundo a lei do
mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
17 - Porque dele assim se testifica: Tu és
sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
18 - Porque o precedente mandamento é ab-rogado
por causa da sua fraqueza e inutilidade
19 - (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e
desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.
20 - E visto como não é sem prestar juramento
(porque certamente aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes,
21 - Mas este com juramento por aquele que lhe
disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente,
Segundo a ordem de Melquisedeque),
22 - De tanto melhor aliança Jesus foi feito
fiador.
23 - E, na verdade, aqueles foram feitos
sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
24 - Mas este, porque permanece eternamente, tem
um sacerdócio perpétuo.
25 - Portanto, pode também salvar perfeitamente
os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
26 - Porque nos convinha tal sumo sacerdote,
santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que
os céus;
27 - Que não necessitasse, como os sumos
sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios
pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a
si mesmo.
28 - Porque a lei constitui sumos sacerdotes a
homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao
Filho, perfeito para sempre.
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