domingo, 19 de abril de 2015

Capítulos de hoje 19/4/15: JUÍZES 10,11 e 12 & SALMO 109


Juízes 10:6-16
6 - Então tornaram os filhos de Israel a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, e serviram aos baalins, e a Astarote, e aos deuses da Síria, e aos deuses de Sidom, e aos deuses de Moabe, e aos deuses dos filhos de Amom, e aos deuses dos filisteus; e deixaram ao SENHOR, e não o serviram.
7 - E a ira do SENHOR se acendeu contra Israel; e vendeu-os nas mãos dos filisteus, e nas mãos dos filhos de Amom.
8 - E naquele mesmo ano oprimiram e vexaram aos filhos de Israel; dezoito anos oprimiram a todos os filhos de Israel que estavam além do Jordão, na terra dos amorreus, que está em Gileade.
9 - Até os filhos de Amom passaram o Jordão, para pelejar também contra Judá, e contra Benjamim, e contra a casa de Efraim; de modo que Israel ficou muito angustiado.
10 - Então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR, dizendo: Contra ti havemos pecado, visto que deixamos a nosso Deus, e servimos aos baalins.
11 - Porém o SENHOR disse aos filhos de Israel: Porventura dos egípcios, e dos amorreus, e dos filhos de Amom, e dos filisteus,
12 - E dos sidônios, e dos amalequitas, e dos maonitas, que vos oprimiam, quando a mim clamastes, não vos livrei das suas mãos?
13 - Contudo vós me deixastes a mim, e servistes a outros deuses; pelo que não vos livrarei mais.
14 - Ide, e clamai aos deuses que escolhestes; que eles vos livrem no tempo do vosso aperto.
15 - Mas os filhos de Israel disseram ao SENHOR: Pecamos; faze-nos conforme a tudo quanto te parecer bem aos teus olhos; tão-somente te rogamos que nos livres nesta vez.
16 - E tiraram os deuses alheios do meio de si, e serviram ao SENHOR; então se angustiou a sua alma por causa da desgraça de Israel.

Juízes 12:1-7
1 - ENTÃO se convocaram os homens de Efraim, e passaram para o norte, e disseram a Jefté: Por que passaste a combater contra os filhos de Amom, e não nos chamaste para ir contigo? Queimaremos a fogo a tua casa contigo.
2 - E Jefté lhes disse: Eu e o meu povo tivemos grande contenda com os filhos de Amom; e chamei-vos, e não me livrastes da sua mão;
3 - E, vendo eu que não me livráveis, arrisquei a minha vida, e passei contra os filhos de Amom, e o SENHOR mos entregou nas mãos; por que, pois, subistes vós hoje, para combater contra mim?
4 - E ajuntou Jefté a todos os homens de Gileade, e combateu contra Efraim; e os homens de Gileade feriram a Efraim; porque este dissera-lhe: Fugitivos sois de Efraim, vós gileaditas que habitais entre Efraim e Manassés,
5 - Porque tomaram os gileaditas aos efraimitas os vaus do Jordão; e sucedeu que, quando algum dos fugitivos de Efraim dizia: Deixai-me passar; então os gileaditas perguntavam: És tu efraimita? E dizendo ele: Não,
6 - Então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não o podia pronunciar bem; então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão; e caíram de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil.
7 - E Jefté julgou a Israel seis anos; e Jefté, o gileadita, faleceu, e foi sepultado numa das cidades de Gileade.


Salmos 109
1 - Ó DEUS do meu louvor, não te cales,
2 - Pois a boca do ímpio e a boca do enganador estão abertas contra mim. Têm falado contra mim com uma língua mentirosa.
3 - Eles me cercaram com palavras odiosas, e pelejaram contra mim sem causa.
4 - Em recompensa do meu amor são meus adversários; mas eu faço oração.
5 - E me deram mal pelo bem, e ódio pelo meu amor.
6 - Põe sobre ele um ímpio, e Satanás esteja à sua direita.
7 - Quando for julgado, saia condenado; e a sua oração se lhe torne em pecado.
8 - Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu ofício.
9 - Sejam órfãos os seus filhos, e viúva sua mulher.
10 - Sejam vagabundos e pedintes os seus filhos, e busquem pão fora dos seus lugares desolados.
11 - Lance o credor mão de tudo quanto tenha, e despojem os estranhos o seu trabalho.
12 - Não haja ninguém que se compadeça dele, nem haja quem favoreça os seus órfãos.
13 - Desapareça a sua posteridade, o seu nome seja apagado na seguinte geração.
14 - Esteja na memória do SENHOR a iniqüidade de seus pais, e não se apague o pecado de sua mãe.
15 - Antes estejam sempre perante o SENHOR, para que faça desaparecer a sua memória da terra.
16 - Porquanto não se lembrou de fazer misericórdia; antes perseguiu ao homem aflito e ao necessitado, para que pudesse até matar o quebrantado de coração.
17 - Visto que amou a maldição, ela lhe sobrevenha, e assim como não desejou a bênção, ela se afaste dele.
18 - Assim como se vestiu de maldição, como sua roupa, assim penetre ela nas suas entranhas, como água, e em seus ossos como azeite.
19 - Seja para ele como a roupa que o cobre, e como cinto que o cinja sempre.
20 - Seja este o galardão dos meus contrários, da parte do SENHOR, e dos que falam mal contra a minha alma.
21 - Mas tu, ó DEUS o Senhor, trata comigo por amor do teu nome, porque a tua misericórdia é boa, livra-me,
22 - Pois estou aflito e necessitado, e o meu coração está ferido dentro de mim.
23 - Vou-me como a sombra que declina; sou sacudido como o gafanhoto.
24 - De jejuar estão enfraquecidos os meus joelhos, e a minha carne emagrece.
25 - E ainda lhes sou opróbrio; quando me contemplam, movem as cabeças.
26 - Ajuda-me, ó SENHOR meu Deus, salva-me segundo a tua misericórdia.
27 - Para que saibam que esta é a tua mão, e que tu, SENHOR, o fizeste.
28 - Amaldiçoem eles, mas abençoa tu; quando se levantarem fiquem confundidos; e alegre-se o teu servo.
29 - Vistam-se os meus adversários de vergonha, e cubram-se com a sua própria confusão como com uma capa.
30 - Louvarei grandemente ao SENHOR com a minha boca; louvá-lo-ei entre a multidão.
31 - Pois se porá à direita do pobre, para o livrar dos que condenam a sua alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário