quarta-feira, 1 de abril de 2015

Capítulos de hoje 1/4/15: DEUTERONÔMIO 29 e 30 & SALMO 91


Deuteronômio 29:4
4 - Porém não vos tem dado o SENHOR um coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje.

Deuteronômio 29:29
29 - As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.

Deuteronômio 30:1-10
1 - E SERÁ que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o SENHOR teu Deus,
2 - E te converteres ao SENHOR teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma,
3 - Então o SENHOR teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o SENHOR teu Deus.
4 - Ainda que os teus desterrados estejam na extremidade do céu, desde ali te ajuntará o SENHOR teu Deus, e te tomará dali;
5 - E o SENHOR teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais.
6 - E o SENHOR teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao SENHOR teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.
7 - E o SENHOR teu Deus porá todas estas maldições sobre os teus inimigos, e sobre os teus odiadores, que te perseguiram.
8 - Converter-te-ás, pois, e darás ouvidos à voz do SENHOR; cumprirás todos os seus mandamentos que hoje te ordeno.
9 - E o SENHOR teu Deus te fará prosperar em toda a obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra para o teu bem; porquanto o SENHOR tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais,
10 - Quando deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei, quando te converteres ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma.

Deuteronômio 30:19-20
19 - Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
20 - Amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.


Salmos 91
1 - AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
2 - Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
3 - Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
4 - Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
5 - Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
6 - Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
7 - Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
8 - Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
9 - Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
10 - Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
11 - Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
12 - Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
13 - Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
14 - Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
15 - Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
16 - Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário