sexta-feira, 17 de abril de 2015

Capítulos de hoje 17/4/15: JUÍZES 4,5 e 6 & SALMO 107


Juízes 5:1-32
1 - E CANTOU Débora e Baraque, filho de Abinoão, naquele mesmo dia, dizendo:
2 - Louvai ao SENHOR pela vingança de Israel, quando o povo se ofereceu voluntariamente.
3 - Ouvi, reis; dai ouvidos, príncipes; eu, eu cantarei ao SENHOR; salmodiarei ao SENHOR Deus de Israel.
4 - Ó SENHOR, saindo tu de Seir, caminhando tu desde o campo de Edom, a terra estremeceu; até os céus gotejaram; até as nuvens gotejaram águas.
5 - Os montes se derreteram diante do SENHOR, e até Sinai diante do SENHOR Deus de Israel.
6 - Nos dias de Sangar, filho de Anate, nos dias de Jael cessaram os caminhos; e os que andavam por veredas iam por caminhos torcidos.
7 - Cessaram as aldeias em Israel, cessaram; até que eu, Débora, me levantei, por mãe em Israel me levantei.
8 - E se escolhia deuses novos, logo a guerra estava às portas; via-se por isso escudo ou lança entre quarenta mil em Israel?
9 - Meu coração é para os legisladores de Israel, que voluntariamente se ofereceram entre o povo; bendizei ao SENHOR.
10 - Vós os que cavalgais sobre jumentas brancas, que vos assentais em juízo, que andais pelo caminho, falai disto.
11 - Donde se ouve o estrondo dos flecheiros, entre os lugares onde se tiram águas, ali falai das justiças do SENHOR, das justiças que fez às suas aldeias em Israel; então o povo do SENHOR descia às portas.
12 - Desperta, desperta, Débora, desperta, desperta, entoa um cântico; levanta-te, Baraque, e leva presos os teus cativos, tu, filho de Abinoão.
13 - Então fez dominar sobre os nobres entre o povo, aos que restaram; fez-me o SENHOR dominar sobre os poderosos.
14 - De Efraim saiu a sua raiz contra Amaleque; e depois de ti vinha Benjamim dentre os teus povos; de Maquir desceram os legisladores, e de Zebulom os que levaram a cana do escriba.
15 - Também os principais de Issacar foram com Débora; e como Issacar, assim também Baraque, foi enviado a pé para o vale; nas divisões de Rúben foram grandes as resoluções do coração.
16 - Por que ficaste tu entre os currais para ouvires os balidos dos rebanhos? Nas divisões de Rúben tiveram grandes esquadrinhações do coração.
17 - Gileade ficou além do Jordão, e Dã por que se deteve nos navios? Aser se assentou na beira dos mares, e ficou junto às suas baías.
18 - Zebulom é um povo que expôs a sua vida à morte, como também Naftali, nas alturas do campo.
19 - Vieram reis, pelejaram; então pelejaram os reis de Canaã em Taanaque, junto às águas de Megido; não tomaram despojo de prata.
20 - Desde os céus pelejaram; até as estrelas desde os lugares dos seus cursos pelejaram contra Sísera.
21 - O ribeiro de Quisom os arrastou, aquele antigo ribeiro, o ribeiro de Quisom. Pisaste, ó minha alma, à força.
22 - Então os cascos dos cavalos se despedaçaram; pelo galopar, o galopar dos seus valentes.
23 - Amaldiçoai a Meroz, diz o anjo do SENHOR, acremente amaldiçoai aos seus moradores; porquanto não vieram ao socorro do SENHOR, ao socorro do SENHOR com os valorosos.
24 - Bendita seja entre as mulheres, Jael, mulher de Héber, o queneu; bendita seja entre as mulheres nas tendas.
25 - Água pediu ele, leite lhe deu ela; em prato de nobres lhe ofereceu manteiga.
26 - À estaca estendeu a sua mão esquerda, e ao martelo dos trabalhadores a sua direita; e matou a Sísera, e rachou-lhe a cabeça, quando lhe pregou e atravessou as fontes.
27 - Entre os seus pés se encurvou, caiu, ficou estirado; entre os seus pés se encurvou, caiu; onde se encurvou, ali ficou abatido.
28 - A mãe de Sísera olhava pela janela, e exclamava pela grade: Por que tarda em vir o seu carro? Por que se demoram os ruídos dos seus carros?
29 - As mais sábias das suas damas responderam; e até ela respondia a si mesma:
30 - Porventura não achariam e repartiriam despojos? Uma ou duas moças a cada homem? Para Sísera despojos de estofos coloridos, despojos de estofos coloridos bordados; de estofos coloridos bordados de ambos os lados como despojo para os pescoços.
31 - Assim, ó SENHOR, pereçam todos os teus inimigos! Porém os que te amam sejam como o sol quando sai na sua força.
32 - E sossegou a terra quarenta anos.

Juízes 6:1-40
1 - PORÉM os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR; e o SENHOR os deu nas mãos dos midianitas por sete anos.
2 - E, prevalecendo a mão dos midianitas sobre Israel, fizeram os filhos de Israel para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, as cavernas e as fortificações.
3 - Porque sucedia que, semeando Israel, os midianitas e os amalequitas, e também os do oriente, contra ele subiam.
4 - E punham-se contra ele em campo, e destruíam os frutos da terra, até chegarem a Gaza; e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.
5 - Porque subiam com os seus gados e tendas; vinham como gafanhotos, em grande multidão que não se podia contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra, para a destruir.
6 - Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR.
7 - E sucedeu que, clamando os filhos de Israel ao SENHOR por causa dos midianitas,
8 - Enviou o SENHOR um profeta aos filhos de Israel, que lhes disse: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir, e vos tirei da casa da servidão;
9 - E vos livrei da mão dos egípcios, e da mão de todos quantos vos oprimiam; e os expulsei de diante de vós, e a vós dei a sua terra.
10 - E vos disse: Eu sou o SENHOR vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; mas não destes ouvidos à minha voz.
11 - Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.
12 - Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso.
13 - Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.
14 - Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?
15 - E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
16 - E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.
17 - E ele disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo.
18 - Rogo-te que daqui não te apartes, até que eu volte e traga o meu presente, e o ponha perante ti. E disse: Eu esperarei até que voltes.
19 - E entrou Gideão e preparou um cabrito e pães ázimos de um efa de farinha; a carne pôs num cesto e o caldo pôs numa panela; e trouxe-lho até debaixo do carvalho, e lho ofereceu.
20 - Porém o anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os pães ázimos, e põe-nos sobre esta penha e derrama-lhe o caldo. E assim fez.
21 - E o anjo do SENHOR estendeu a ponta do cajado, que estava na sua mão, e tocou a carne e os pães ázimos; então subiu o fogo da penha, e consumiu a carne e os pães ázimos; e o anjo do SENHOR desapareceu de seus olhos.
22 - Então viu Gideão que era o anjo do SENHOR e disse: Ah, Senhor DEUS, pois vi o anjo do SENHOR face a face.
23 - Porém o SENHOR lhe disse: Paz seja contigo; não temas; não morrerás.
24 - Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas.
25 - E aconteceu naquela mesma noite, que o SENHOR lhe disse: Toma o boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai; e corta o bosque que está ao pé dele.
26 - E edifica ao SENHOR teu Deus um altar no cume deste lugar forte, num lugar conveniente; e toma o segundo boi, e o oferecerás em holocausto com a lenha que cortares do bosque.
27 - Então Gideão tomou dez homens dentre os seus servos, e fez como o SENHOR lhe dissera; e sucedeu que, temendo ele a casa de seu pai, e os homens daquela cidade, não o fez de dia, mas fê-lo de noite.
28 - Levantando-se, pois, os homens daquela cidade, de madrugada, eis que estava o altar de Baal derrubado, e o bosque estava ao pé dele, cortado; e o segundo boi oferecido no altar que fora edificado.
29 - E uns aos outros disseram: Quem fez esta coisa? E, esquadrinhando, e inquirindo, disseram: Gideão, o filho de Joás, fez esta coisa.
30 - Então os homens daquela cidade disseram a Joás: Tira para fora a teu filho; para que morra; pois derribou o altar de Baal, e cortou o bosque que estava ao pé dele.
31 - Porém Joás disse a todos os que se puseram contra ele: Contendereis vós por Baal? Livrá-lo-eis vós? Qualquer que por ele contender ainda esta manhã será morto; se é deus, por si mesmo contenda; pois derrubaram o seu altar.
32 - Por isso naquele dia lhe chamaram Jerubaal, dizendo: Baal contenda contra ele, pois derrubou o seu altar.
33 - E todos os midianitas e amalequitas, e os filhos do oriente se ajuntaram, e passaram, e acamparam no vale de Jizreel.
34 - Então o Espírito do SENHOR revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele.
35 - E enviou mensageiros por toda a tribo de Manassés, que também se ajuntou após ele; também enviou mensageiros a Aser, e a Zebulom, e a Naftali, que saíram-lhe ao encontro.
36 - E disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste,
37 - Eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste.
38 - E assim sucedeu; porque no outro dia se levantou de madrugada, e apertou o velo; e do orvalho que espremeu do velo, encheu uma taça de água.
39 - E disse Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só o velo fique seco, e em toda a terra haja o orvalho.
40 - E Deus assim fez naquela noite; pois só o velo ficou seco, e sobre toda a terra havia orvalho.


Salmos 107
1 - LOUVAI ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre.
2 - Digam-no os remidos do SENHOR, os que remiu da mão do inimigo,
3 - E os que congregou das terras do oriente e do ocidente, do norte e do sul.
4 - Andaram desgarrados pelo deserto, por caminhos solitários; não acharam cidade para habitarem.
5 - Famintos e sedentos, a sua alma neles desfalecia.
6 - E clamaram ao SENHOR na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades.
7 - E os levou por caminho direito, para irem a uma cidade de habitação.
8 - Louvem ao SENHOR pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.
9 - Pois fartou a alma sedenta, e encheu de bens a alma faminta.
10 - Tal como a que se assenta nas trevas e sombra da morte, presa em aflição e em ferro;
11 - Porquanto se rebelaram contra as palavras de Deus, e desprezaram o conselho do Altíssimo.
12 - Portanto, lhes abateu o coração com trabalho; tropeçaram, e não houve quem os ajudasse.
13 - Então clamaram ao SENHOR na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades.
14 - Tirou-os das trevas e sombra da morte; e quebrou as suas prisões.
15 - Louvem ao SENHOR pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.
16 - Pois quebrou as portas de bronze, e despedaçou os ferrolhos de ferro.
17 - Os loucos, por causa da sua transgressão, e por causa das suas iniqüidades, são aflitos.
18 - A sua alma aborreceu toda a comida, e chegaram até às portas da morte.
19 - Então clamaram ao SENHOR na sua angústia, e ele os livrou das suas dificuldades.
20 - Enviou a sua palavra, e os sarou; e os livrou da sua destruição.
21 - Louvem ao SENHOR pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.
22 - E ofereçam os sacrifícios de louvor, e relatem as suas obras com regozijo.
23 - Os que descem ao mar em navios, mercando nas grandes águas.
24 - Esses vêem as obras do SENHOR, e as suas maravilhas no profundo.
25 - Pois ele manda, e se levanta o vento tempestuoso que eleva as suas ondas.
26 - Sobem aos céus; descem aos abismos, e a sua alma se derrete em angústias.
27 - Andam e cambaleiam como ébrios, e perderam todo o tino.
28 - Então clamam ao SENHOR na sua angústia; e ele os livra das suas dificuldades.
29 - Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as suas ondas.
30 - Então se alegram, porque se aquietaram; assim os leva ao seu porto desejado.
31 - Louvem ao SENHOR pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.
32 - Exaltem-no na congregação do povo, e glorifiquem-no na assembléia dos anciãos.
33 - Ele converte os rios em um deserto, e as fontes em terra sedenta;
34 - A terra frutífera em estéril, pela maldade dos que nela habitam.
35 - Converte o deserto em lagoa, e a terra seca em fontes.
36 - E faz habitar ali os famintos, para que edifiquem cidade para habitação;
37 - E semeiam os campos e plantam vinhas, que produzem fruto abundante.
38 - Também os abençoa, de modo que se multiplicam muito; e o seu gado não diminui.
39 - Depois se diminuem e se abatem, pela opressão, e aflição e tristeza.
40 - Derrama o desprezo sobre os príncipes, e os faz andar desgarrados pelo deserto, onde não há caminho.
41 - Porém livra ao necessitado da opressão, em um lugar alto, e multiplica as famílias como rebanhos.
42 - Os retos o verão, e se alegrarão, e toda a iniqüidade tapará a boca.
43 - Quem é sábio observará estas coisas, e eles compreenderão as benignidades do SENHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário