segunda-feira, 20 de julho de 2015

Capítulos de hoje 18/7/15: ISAÍAS 4,5 e 6 & SALMO 18


Isaías 4:1-6
1 - E SETE mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio.
2 - Naquele dia o renovo do SENHOR será cheio de beleza e de glória; e o fruto da terra excelente e formoso para os que escaparem de Israel.
3 - E será que aquele que for deixado em Sião, e ficar em Jerusalém, será chamado santo; todo aquele que estiver inscrito entre os viventes em Jerusalém;
4 - Quando o Senhor lavar a imundícia das filhas de Sião, e limpar o sangue de Jerusalém, do meio dela, com o espírito de justiça, e com o espírito de ardor.
5 - E criará o SENHOR sobre todo o lugar do monte de Sião, e sobre as suas assembléias, uma nuvem de dia e uma fumaça, e um resplendor de fogo flamejante de noite; porque sobre toda a glória haverá proteção.
6 - E haverá um tabernáculo para sombra contra o calor do dia; e para refúgio e esconderijo contra a tempestade e a chuva.

 Isaías 6:3-13
3 - E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
4 - E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
5 - Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.
6 - Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
7 - E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.
8 - Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
9 - Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.
10 - Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado.
11 - Então disse eu: Até quando Senhor? E respondeu: Até que sejam desoladas as cidades e fiquem sem habitantes, e as casas sem moradores, e a terra seja de todo assolada.
12 - E o SENHOR afaste dela os homens, e no meio da terra seja grande o desamparo.
13 - Porém ainda a décima parte ficará nela, e tornará a ser pastada; e como o carvalho, e como a azinheira, que depois de se desfolharem, ainda ficam firmes, assim a santa semente será a firmeza dela.

Salmos 18
1 - EU te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha.
2 - O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.
3 - Invocarei o nome do SENHOR, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos.
4 - Tristezas de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram.
5 - Tristezas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam.
6 - Na angústia invoquei ao SENHOR, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.
7 - Então a terra se abalou e tremeu; e os fundamentos dos montes também se moveram e se abalaram, porquanto se indignou.
8 - Das suas narinas subiu fumaça, e da sua boca saiu fogo que consumia; carvões se acenderam dele.
9 - Abaixou os céus, e desceu, e a escuridão estava debaixo de seus pés.
10 - E montou num querubim, e voou; sim, voou sobre as asas do vento.
11 - Fez das trevas o seu lugar oculto; o pavilhão que o cercava era a escuridão das águas e as nuvens dos céus.
12 - Ao resplendor da sua presença as nuvens se espalharam, e a saraiva e as brasas de fogo.
13 - E o SENHOR trovejou nos céus, o Altíssimo levantou a sua voz; e houve saraiva e brasas de fogo.
14 - Mandou as suas setas, e as espalhou; multiplicou raios, e os desbaratou.
15 - Então foram vistas as profundezas das águas, e foram descobertos os fundamentos do mundo, pela tua repreensão, SENHOR, ao sopro das tuas narinas.
16 - Enviou desde o alto, e me tomou; tirou-me das muitas águas.
17 - Livrou-me do meu inimigo forte e dos que me odiavam, pois eram mais poderosos do que eu.
18 - Surpreenderam-me no dia da minha calamidade; mas o SENHOR foi o meu amparo.
19 - Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque tinha prazer em mim.
20 - Recompensou-me o SENHOR conforme a minha justiça, retribuiu-me conforme a pureza das minhas mãos.
21 - Porque guardei os caminhos do SENHOR, e não me apartei impiamente do meu Deus.
22 - Porque todos os seus juízos estavam diante de mim, e não rejeitei os seus estatutos.
23 - Também fui sincero perante ele, e me guardei da minha iniqüidade.
24 - Assim que retribuiu-me o SENHOR conforme a minha justiça, conforme a pureza de minhas mãos perante os seus olhos.
25 - Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero;
26 - Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável.
27 - Porque tu livrarás o povo aflito, e abaterás os olhos altivos.
28 - Porque tu acenderás a minha candeia; o SENHOR meu Deus iluminará as minhas trevas.
29 - Porque contigo entrei pelo meio duma tropa, com o meu Deus saltei uma muralha.
30 - O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que nele confiam.
31 - Porque quem é Deus senão o SENHOR? E quem é rochedo senão o nosso Deus?
32 - Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho.
33 - Faz os meus pés como os das cervas, e põe-me nas minhas alturas.
34 - Ensina as minhas mãos para a guerra, de sorte que os meus braços quebraram um arco de cobre.
35 - Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me susteve, e a tua mansidão me engrandeceu.
36 - Alargaste os meus passos debaixo de mim, de maneira que os meus artelhos não vacilaram.
37 - Persegui os meus inimigos, e os alcancei; não voltei senão depois de os ter consumido.
38 - Atravessei-os de sorte que não se puderam levantar; caíram debaixo dos meus pés.
39 - Pois me cingiste de força para a peleja; fizeste abater debaixo de mim aqueles que contra mim se levantaram.
40 - Deste-me também o pescoço dos meus inimigos para que eu pudesse destruir os que me odeiam.
41 - Clamaram, mas não houve quem os livrasse; até ao SENHOR, mas ele não lhes respondeu.
42 - Então os esmiucei como o pó diante do vento; deitei-os fora como a lama das ruas.
43 - Livraste-me das contendas do povo, e me fizeste cabeça dos gentios; um povo que não conheci me servirá.
44 - Em ouvindo a minha voz, me obedecerão; os estranhos se submeterão a mim.
45 - Os estranhos descairão, e terão medo nos seus esconderijos.
46 - O SENHOR vive; e bendito seja o meu rochedo, e exaltado seja o Deus da minha salvação.
47 - É Deus que me vinga inteiramente, e sujeita os povos debaixo de mim;
48 - O que me livra de meus inimigos; sim, tu me exaltas sobre os que se levantam contra mim, tu me livras do homem violento.
49 - Assim que, ó SENHOR, te louvarei entre os gentios, e cantarei louvores ao teu nome,

50 - Pois engrandece a salvação do seu rei, e usa de benignidade com o seu ungido, com Davi, e com a sua semente para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário