sexta-feira, 10 de julho de 2015

Capítulos de hoje 10/7/15: ECLESIASTES 1,2 e 3 & SALMO 10


Eclesiastes 1:12-18
12 - Eu, o pregador, fui rei sobre Israel em Jerusalém.
13 - E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.
14 - Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito.
15 - Aquilo que é torto não se pode endireitar; aquilo que falta não se pode calcular.
16 - Falei eu com o meu coração, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém; e o meu coração contemplou abundantemente a sabedoria e o conhecimento.
17 - E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras, e vim a saber que também isto era aflição de espírito.
18 - Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor.

Eclesiastes 3:1-22
1 - TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
2 - Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
3 - Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
4 - Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
5 - Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
6 - Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
7 - Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
8 - Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
9 - Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?
10 - Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.
11 - Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.
12 - Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida;
13 - E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.
14 - Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.
15 - O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.
16 - Vi mais debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade, e no lugar da justiça havia iniqüidade.
17 - Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra.
18 - Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais.
19 - Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.
20 - Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.
21 - Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?
22 - Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?


Salmos 10
1 - POR que estás ao longe, SENHOR? Por que te escondes nos tempos de angústia?
2 - Os ímpios na sua arrogância perseguem furiosamente o pobre; sejam apanhados nas ciladas que maquinaram.
3 - Porque o ímpio gloria-se do desejo da sua alma; bendiz ao avarento, e renuncia ao SENHOR.
4 - Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus.
5 - Os seus caminhos atormentam sempre; os teus juízos estão longe da vista dele, em grande altura, e despreza aos seus inimigos.
6 - Diz em seu coração: Não serei abalado, porque nunca me verei na adversidade.
7 - A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade.
8 - Põe-se de emboscada nas aldeias; nos lugares ocultos mata o inocente; os seus olhos estão ocultamente fixos sobre o pobre.
9 - Arma ciladas no esconderijo, como o leão no seu covil; arma ciladas para roubar o pobre; rouba-o, prendendo-o na sua rede.
10 - Encolhe-se, abaixa-se, para que os pobres caiam em suas fortes garras.
11 - Diz em seu coração: Deus esqueceu-se, cobriu o seu rosto, e nunca isto verá.
12 - Levanta-te, SENHOR. Ó Deus, levanta a tua mão; não te esqueças dos humildes.
13 - Por que blasfema o ímpio de Deus? dizendo no seu coração: Tu não o esquadrinharás?
14 - Tu o viste, porque atentas para o trabalho e enfado, para o retribuir com tuas mãos; a ti o pobre se encomenda; tu és o auxílio do órfão.
15 - Quebra o braço do ímpio e malvado; busca a sua impiedade, até que nenhuma encontres.
16 - O SENHOR é Rei eterno; da sua terra perecerão os gentios.
17 - SENHOR, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles;
18 - Para fazer justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem da terra não prossiga mais em usar da violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário