quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Segunda Carta aos Coríntios

No tempo transcorrido entre as duas epístolas dirigidas aos coríntios, o relacionamento do apóstolo Paulo com aquela igreja teve algumas mudanças importantes.
O risco de ruptura da comunhão, causa imediata do envio da primeira carta não é mais mencionada na segunda. É possível que os conselhos e as admoestações de Paulo tiveram o efeito desejado, e que por fim a ameaça de divisão ficasse superada.


PROPÓSITO
Foram, pois, outros problemas que deram origem à Segunda Epístola aos Coríntios. Deles se sabe que eram graves e que afetaram profundamente o apóstolo, ainda que das circunstâncias em que se produziram e do curso dos acontecimentos só tenham restado uns poucos dados isolados.
O que consta é que Paulo havia resolvido permanecer uma longa temporada em Éfeso. E que, com efeito, por um espaço de três anos, residiu nessa cidade (At 20.31), onde, apesar da oposição de muitos, se havia aberto “uma porta grande e oportuna” ao anúncio do evangelho (1Co 16.9).
É provável que de Éfeso, pouco depois de haver escrito 1Coríntios, o apóstolo viajara pela segunda vez a Corinto, a capital da Acaia. Agora, em 2Coríntios, manifesta: “pela terceira vez, estou pronto a ir ter convosco” (12.14; cf. 13.1).
Aquela segunda visita feita, entre as duas epístolas, consistiu em uma rápida viagem de ida e volta, que o decepcionou e o encheu de amargura (2.1-4). Paulo pôde comprovar pessoalmente que as coisas não iam bem na igreja de Corinto, onde, inclusive, se havia tentado desprestigiar o seu ministério e pôr em dúvida a sua autoridade apostólica e a dos seus colaboradores.


A “CARTA COM LÁGRIMAS”
Depois do seu regresso a Éfeso, voltou a escrever aos coríntios. E o fez com o ânimo ainda dolorido, como mais tarde ele mesmo haveria de comentar: “Porque, no meio de muitos sofrimentos e angústias de coração, vos escrevi, com muitas lágrimas” (2.4). Trata-se de uma carta apropriadamente chamada “com lágrimas”, que alguns comentaristas consideram irremediavelmente perdida, embora outros crêem descobri-la na seção 10.1—13.1 de 2Coríntios. Se este fosse o caso, 2Coríntios seria o resultado de uma fusão muito antiga de pelo menos dois textos paulinos.
A pessoa encarregada de levar a Corinto a “carta com lágrimas” foi Tito, “companheiro e cooperador” de Paulo (8.23; 12.18). Nessa ocasião, o apóstolo decidiu ficar em Éfeso, decisão que logo se viu frustrada por ter de abandonar a cidade subitamente (At 20.1), devido ao alvoroço promovido pelo ourives Demétrio (At 19.23-41).
Quando Tito voltou a se encontrar com Paulo, pôde comunicar-lhe a boa notícia de que a situação em Corinto havia melhorado. Os crentes lamentavam o que havia acontecido e, ao que parece, se sentiam sinceramente arrependidos (7.5-16).
Esta informação, no entanto, chegava acompanhada de outras menos agradáveis sobre a presença de judaizantes (talvez procedentes de Jerusalém) que não recuavam do seu empenho de destruir o prestígio de Paulo na Acaia e de menosprezar a sua autoridade moral (11.22-31; 12.11-13. Ver a Introdução a Gálatas). Apesar disso, em termos gerais, a presença de Tito levou tranqüilidade ao coração do apóstolo (2.12-13; 7.6,13-14; 8.6,16).


CONTEÚDO E ESTRUTURA
A carta começa com uma introdução (1.1-11) que conduz ao corpo principal, dividido em três seções (1.12—7.16; 8.1—9.15; 10.1—13.10), e conclui com algumas palavras de despedida e uma doxologia (13.11-14).
Na primeira seção (1.12—7.16), Paulo reflete sobre o estado do seu relacionamento com a igreja de Corinto e expõe as razões que teve para desistir do seu desejo de visitá-la (1.12—2.17). Defende apaixonadamente o seu ministério apostólico, que ele chama de “ministério do Espírito” (3.8) e “da reconciliação” (5.18-20), porquanto também Deus “nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo” (5.11—6.10), e exorta os crentes a viverem limpos “de toda impureza, tanto da carne como do espírito” (7.1; ver 6.11—7.16).
A segunda seção (8.1—9.15) consiste em um chamado à solidariedade para com os cristãos de Jerusalém, que estavam atravessando uma etapa difícil de necessidades materiais (Rm 15.26). É evidente, além do mais, que o apóstolo confiava pouco na generosidade dos coríntios, os quais, entusiasmados a princípio com a idéia de auxiliar os crentes da Judéia, logo, chegado o momento de arrecadar a oferta, pareciam mostrar-se menos favoravelmente dispostos (8.1-15).
A terceira seção da carta (10.1—13.10) surpreende pela veemência do tom empregado. O autor, voltando ao tema do ministério, defende o seu direito de ser considerado apóstolo e de ser respeitado como tal. Refere-se às suas muitas tribulações, afirmando que nelas se apraz por amor a Cristo, pois, como disse, “quando sou fraco, então, é que sou forte” (12.10). E, diante dos que ele chama de “tais apóstolos” (11.5; 12.11), manifesta que os títulos do seu próprio apostolado são uma vida consagrada inteiramente ao serviço de Jesus Cristo.


DATA E LUGAR DE REDAÇÃO
Os dados de que atualmente se dispõe não permitem precisar o momento nem o lugar de redação de 2 Coríntios. Somente a título de probabilidade, poderia ser sugerido que foi escrita entre os anos 54 e 57, em alguma cidade da Macedônia, talvez em Filipos.


ESBOÇO:
Prólogo (1.1-11)
1. O apóstolo defende o seu ministério (1.12—7.16)
a. Razões das mudanças nos planos de viagem (1.12—2.17)
b. A grandeza do ministério da nova aliança (3.1—4.6)
c. O zelo do apóstolo na condução do seu ministério (4.7—6.10)
d. Admoestação aos coríntios (6.11—7.4)
e. O relatório de Tito (7.5-16)
2. Oferta para os santos de Jerusalém (8.1—9.15)
a. Recomendações para completar a obra de ajuda (8.1—9.5)
b. Bênçãos derivadas da oferta (9.6-15)
3. Nova defesa do ministério apostólico (10.1—13.10)
a. Legitimidade do ministério (10.1—12.13)
b. Preparação de uma nova visita (12.14—13.10)
Epílogo (13.11-13)



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