terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Capítulos de hoje 5/12/15: TIMÓTEO 1,2 e 3 & PROVÉRBIOS 8


I Timóteo 1
1 - PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do SENHOR Jesus Cristo, esperança nossa,
2 - A Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor.
3 - Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina,
4 - Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.
5 - Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.
6 - Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas;
7 - Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.
8 - Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;
9 - Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,
10 - Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,
11 - Conforme o evangelho da glória de Deus bem-aventurado, que me foi confiado.
12 - E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus SENHOR nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério;
13 - A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade.
14 - E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo.
15 - Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
16 - Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.
17 - Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.
18 - Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia;
19 - Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.
20 - E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.


Provérbios 8
1 - NÃO clama porventura a sabedoria, e a inteligência não faz ouvir a sua voz?
2 - No cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas se posta.
3 - Do lado das portas da cidade, à entrada da cidade, e à entrada das portas está gritando:
4 - A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens.
5 - Entendei, ó simples, a prudência; e vós, insensatos, entendei de coração.
6 - Ouvi, porque falarei coisas excelentes; os meus lábios se abrirão para a eqüidade.
7 - Porque a minha boca proferirá a verdade, e os meus lábios abominam a impiedade.
8 - São justas todas as palavras da minha boca: não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem pervertida.
9 - Todas elas são retas para aquele que as entende bem, e justas para os que acham o conhecimento.
10 - Aceitai a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, mais do que o ouro fino escolhido.
11 - Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela.
12 - Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos.
13 - O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.
14 - Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.
15 - Por mim reinam os reis e os príncipes decretam justiça.
16 - Por mim governam príncipes e nobres; sim, todos os juízes da terra.
17 - Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.
18 - Riquezas e honra estão comigo; assim como os bens duráveis e a justiça.
19 - Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado, e os meus ganhos mais do que a prata escolhida.
20 - Faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo.
21 - Para que faça herdar bens permanentes aos que me amam, e eu encha os seus tesouros.
22 - O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras.
23 - Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.
24 - Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas.
25 - Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada.
26 - Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo.
27 - Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo;
28 - Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo,
29 - Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra.
30 - Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;
31 - Regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens.
32 - Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos.
33 - Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis.
34 - Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada.
35 - Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do SENHOR.

36 - Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário