sábado, 1 de agosto de 2015

Capítulos de hoje 31/7/15: ISAÍAS 43,44 e 45 & SALMO 31

  
Isaías 43:1-28
1 - MAS agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
2 - Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
3 - Porque eu sou o SENHOR teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar.
4 - Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida.
5 - Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente.
6 - Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra.
7 - A todos os que são chamados pelo meu nome e os que criei para a minha glória, os formei, e também os fiz.
8 - Trazei o povo cego, que tem olhos; e os surdos, que têm ouvidos.
9 - Todas as nações se congreguem, e os povos se reúnam; quem dentre eles pode anunciar isto, e fazer-nos ouvir as coisas antigas? Apresentem as suas testemunhas, para que se justifiquem, e se ouça, e se diga: Verdade é.
10 - Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
11 - Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador.
12 - Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus.
13 - Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?
14 - Assim diz o SENHOR, vosso Redentor, o Santo de Israel: Por amor de vós enviei a Babilônia, e a todos fiz descer como fugitivos, os caldeus, nos navios com que se vangloriavam.
15 - Eu sou o SENHOR, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei.
16 - Assim diz o SENHOR, o que preparou no mar um caminho, e nas águas impetuosas uma vereda;
17 - O que fez sair o carro e o cavalo, o exército e a força; eles juntamente se deitaram, e nunca se levantarão; estão extintos; como um pavio se apagaram.
18 - Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
19 - Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.
20 - Os animais do campo me honrarão, os chacais, e os avestruzes; porque porei águas no deserto, e rios no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu eleito.
21 - A esse povo que formei para mim; o meu louvor relatarão.
22 - Contudo tu não me invocaste a mim, ó Jacó, mas te cansaste de mim, ó Israel.
23 - Não me trouxeste o gado miúdo dos teus holocaustos, nem me honraste com os teus sacrifícios; não te fiz servir com ofertas, nem te fatiguei com incenso.
24 - Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste, mas me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas iniqüidades.
25 - Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.
26 - Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar.
27 - Teu primeiro pai pecou, e os teus intérpretes prevaricaram contra mim.
28 - Por isso profanei os príncipes do santuário; e entreguei Jacó ao anátema, e Israel ao opróbrio.


Salmos 31
1 - EM ti, SENHOR, confio; nunca me deixes confundido. Livra-me pela tua justiça.
2 - Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa; sê a minha firme rocha, uma casa fortíssima que me salve.
3 - Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.
4 - Tira-me da rede que para mim esconderam, pois tu és a minha força.
5 - Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, SENHOR Deus da verdade.
6 - Odeio aqueles que se entregam a vaidades enganosas; eu, porém, confio no SENHOR.
7 - Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois consideraste a minha aflição; conheceste a minha alma nas angústias.
8 - E não me entregaste nas mãos do inimigo; puseste os meus pés num lugar espaçoso.
9 - Tem misericórdia de mim, ó SENHOR, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre.
10 - Porque a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem.
11 - Fui opróbrio entre todos os meus inimigos, até entre os meus vizinhos, e horror para os meus conhecidos; os que me viam na rua fugiam de mim.
12 - Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado.
13 - Pois ouvi a murmuração de muitos, temor havia ao redor; enquanto juntamente consultavam contra mim, intentaram tirar-me a vida.
14 - Mas eu confiei em ti, SENHOR; e disse: Tu és o meu Deus.
15 - Os meus tempos estão nas tuas mãos; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos que me perseguem.
16 - Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo; salva-me por tuas misericórdias.
17 - Não me deixes confundido, SENHOR, porque te tenho invocado. Deixa confundidos os ímpios, e emudeçam na sepultura.
18 - Emudeçam os lábios mentirosos que falam coisas más com soberba e desprezo contra o justo.
19 - Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual operaste para aqueles que em ti confiam na presença dos filhos dos homens!
20 - Tu os esconderás, no secreto da tua presença, dos desaforos dos homens; encobri-los-ás em um pavilhão, da contenda das línguas.
21 - Bendito seja o SENHOR, pois fez maravilhosa a sua misericórdia para comigo em cidade segura.
22 - Pois eu dizia na minha pressa: Estou cortado de diante dos teus olhos; não obstante, tu ouviste a voz das minhas súplicas, quando eu a ti clamei.
23 - Amai ao SENHOR, vós todos que sois seus santos; porque o SENHOR guarda os fiéis e retribui com abundância ao que usa de soberba.
24 - Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário