quarta-feira, 3 de junho de 2015

Capítulos de hoje 3/6/15: I CRÔNICAS 26,27,28 e 29 & PROVÉRBIOS 4


I Crônicas 27:23-24
23 - Não tomou, porém, Davi o número dos de vinte anos para baixo, porquanto o SENHOR tinha falado que havia de multiplicar a Israel como as estrelas do céu.
24 - Joabe, filho de Zeruia, tinha começado a numerá-los, porém não acabou; porquanto viera por isso grande ira sobre Israel; assim o número não se pôs no registro das crônicas do rei Davi.

I Crônicas 28:1-21
1 - ENTÃO Davi reuniu em Jerusalém todos os príncipes de Israel, os príncipes das tribos, e os capitães das turmas, que serviam o rei, e os capitães dos milhares, e os capitães das centenas, e os administradores de toda a fazenda e possessão do rei, e de seus filhos, como também os oficiais, os poderosos, e todo o homem valente.
2 - E pôs-se o rei Davi em pé, e disse: Ouvi-me, irmãos meus, e povo meu; em meu coração propus eu edificar uma casa de repouso para a arca da aliança do SENHOR e para o estrado dos pés do nosso Deus, e eu tinha feito o preparo para a edificar.
3 - Porém Deus me disse: Não edificarás casa ao meu nome, porque és homem de guerra, e derramaste muito sangue.
4 - E o SENHOR Deus de Israel escolheu-me de toda a casa de meu pai, para que eternamente fosse rei sobre Israel; porque a Judá escolheu por soberano, e a casa de meu pai na casa de Judá; e entre os filhos de meu pai se agradou de mim para me fazer reinar sobre todo o Israel.
5 - E, de todos os meus filhos (porque muitos filhos me deu o SENHOR), escolheu ele o meu filho Salomão para se assentar no trono do reino do SENHOR sobre Israel.
6 - E me disse: Teu filho Salomão, ele edificará a minha casa e os meus átrios; porque o escolhi para filho, e eu lhe serei por pai.
7 - E estabelecerei o seu reino para sempre, se perseverar em cumprir os meus mandamentos e os meus juízos, como até ao dia de hoje.
8 - Agora, pois, perante os olhos de todo o Israel, a congregação do SENHOR, e perante os ouvidos de nosso Deus, guardai e buscai todos os mandamentos do SENHOR vosso Deus, para que possuais esta boa terra, e a façais herdar a vossos filhos depois de vós, para sempre.
9 - E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre.
10 - Olha, pois, agora, porque o SENHOR te escolheu para edificares uma casa para o santuário; esforça-te, e faze a obra.
11 - E deu Davi a Salomão, seu filho, a planta do alpendre com as suas casas, e as suas tesourarias, e os seus cenáculos, e as suas recâmaras interiores, como também da casa do propiciatório.
12 - E também a planta de tudo quanto tinha em mente, a saber: dos átrios da casa do SENHOR, e de todas as câmaras ao redor, para os tesouros da casa de Deus, e para os tesouros das coisas sagradas;
13 - E para as turmas dos sacerdotes, e para os levitas, e para toda a obra do ministério da casa do SENHOR, e para todos os utensílios do ministério da casa do SENHOR.
14 - E deu ouro, segundo o peso do ouro, para todos os utensílios de cada ministério; também a prata, por peso, para todos os utensílios de prata, para todos os utensílios de cada ministério.
15 - E o peso para os castiçais de ouro, e suas candeias de ouro segundo o peso de cada castiçal e as suas candeias; também para os castiçais de prata, segundo o peso do castiçal e as suas candeias, segundo o uso de cada castiçal.
16 - Também deu o ouro por peso para as mesas da proposição, para cada mesa; como também a prata para as mesas de prata.
17 - E ouro puro para os garfos, e para as bacias, e para os jarros, e para as taças de ouro, para cada taça seu peso; como também para as taças de prata, para cada taça seu peso.
18 - E para o altar do incenso, ouro purificado, por seu peso; como também o ouro para o modelo do carro, a saber, dos querubins, que haviam de estender as asas, e cobrir a arca da aliança do SENHOR.
19 - Tudo isto, disse Davi, fez-me entender o SENHOR, por escrito da sua mão, a saber, todas as obras desta planta.
20 - E disse Davi a Salomão seu filho: Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores; porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do SENHOR.
21 - E eis que aí tens as turmas dos sacerdotes e dos levitas para todo o ministério da casa de Deus; estão também contigo, para toda a obra, voluntários com sabedoria de toda a espécie para todo o ministério; como também todos os príncipes, e todo o povo, para todos os teus mandados.

I Crônicas 29:1-9
1 - DISSE mais o rei Davi a toda a congregação: Salomão, meu filho, a quem só Deus escolheu, é ainda moço e tenro, e esta obra é grande; porque não é o palácio para homem, mas para o SENHOR Deus.
2 - Eu, pois, com todas as minhas forças já tenho preparado para a casa de meu Deus ouro para as obras de ouro, e prata para as de prata, e cobre para as de cobre, ferro para as de ferro e madeira para as de madeira, pedras de ônix, e as de engaste, e pedras ornamentais, e pedras de diversas cores, e toda a sorte de pedras preciosas, e pedras de mármore em abundância.
3 - E ainda, porque tenho afeto à casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho eu dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário:
4 - Três mil talentos de ouro de Ofir; e sete mil talentos de prata purificada, para cobrir as paredes das casas.
5 - Ouro para os objetos de ouro, e prata para os de prata; e para toda a obra de mão dos artífices. Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?
6 - Então os chefes dos pais, e os príncipes das tribos de Israel, e os capitães de mil e de cem, até os chefes da obra do rei, voluntariamente contribuíram.
7 - E deram para o serviço da casa de Deus cinco mil talentos de ouro, e dez mil dracmas, e dez mil talentos de prata, e dezoito mil talentos de cobre, e cem mil talentos de ferro.
8 - E os que possuíam pedras preciosas, deram-nas para o tesouro da casa do SENHOR, a cargo de Jeiel o gersonita.
9 - E o povo se alegrou porque contribuíram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao SENHOR; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria.


Provérbios 3
1 - FILHO meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.
2 - Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.
3 - Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração.
4 - E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.
5 - Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
6 - Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
7 - Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.
8 - Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.
9 - Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;
10 - E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
11 - Filho meu, não rejeites a correção do SENHOR, nem te enojes da sua repreensão.
12 - Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.
13 - Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;
14 - Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino.
15 - Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela.
16 - Vida longa de dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra.
17 - Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz.
18 - É árvore de vida para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm.
19 - O SENHOR, com sabedoria fundou a terra; com entendimento preparou os céus.
20 - Pelo seu conhecimento se fenderam os abismos, e as nuvens destilam o orvalho.
21 - Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso;
22 - Porque serão vida para a tua alma, e adorno ao teu pescoço.
23 - Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará.
24 - Quando te deitares, não temerás; ao contrário, o teu sono será suave ao te deitares.
25 - Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier.
26 - Porque o SENHOR será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados.
27 - Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo.
28 - Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo.
29 - Não maquines o mal contra o teu próximo, pois que habita contigo confiadamente.
30 - Não contendas com alguém sem causa, se não te fez nenhum mal.
31 - Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum dos seus caminhos.
32 - Porque o perverso é abominável ao SENHOR, mas com os sinceros ele tem intimidade.
33 - A maldição do SENHOR habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos abençoará.
34 - Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos.
35 - Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si vergonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário