segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Capítulos de hoje 10/2/15: ÊXODO 31 e 32 & SALMO 41



Êxodo 31:1-11
1 - DEPOIS falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
2 - Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,
3 - E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor,
4 - Para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre,
5 - E em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor.
6 - E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo o que te tenho ordenado.
7 - A saber: a tenda da congregação, e a arca do testemunho, e o propiciatório que estará sobre ela, e todos os pertences da tenda;
8 - E a mesa com os seus utensílios, e o candelabro de ouro puro com todos os seus pertences, e o altar do incenso;
9 - E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base;
10 - E as vestes do ministério, e as vestes sagradas de Arão o sacerdote, e as vestes de seus filhos, para administrarem o sacerdócio;
11 - E o azeite da unção, e o incenso aromático para o santuário; farão conforme a tudo que te tenho mandado.

Êxodo 31:18
18 - E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

Êxodo 32:7-8
7 - Então disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido,
8 - E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.

Êxodo 32:15-25
15 - E virou-se Moisés e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas.
16 - E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas.
17 - E, ouvindo Josué a voz do povo que jubilava, disse a Moisés: Alarido de guerra há no arraial.
18 - Porém ele respondeu: Não é alarido dos vitoriosos, nem alarido dos vencidos, mas o alarido dos que cantam, eu ouço.
19 - E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte;
20 - E tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo, moendo-o até que se tornou em pó; e o espargiu sobre as águas, e deu-o a beber aos filhos de Israel.
21 - E Moisés perguntou a Arão: Que te tem feito este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado?
22 - Então respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu sabes que este povo é inclinado ao mal;
23 - E eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque não sabemos o que sucedeu a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito.
24 - Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o; e deram-mo, e lancei-o no fogo, e saiu este bezerro.
25 - E, vendo Moisés que o povo estava despido, porque Arão o havia deixado despir-se para vergonha entre os seus inimigos,

Êxodo 32:30-35
30 - E aconteceu que no dia seguinte Moisés disse ao povo: Vós cometestes grande pecado. Agora, porém, subirei ao SENHOR; porventura farei propiciação por vosso pecado.
31 - Assim tornou-se Moisés ao SENHOR, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro.
32 - Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.
33 - Então disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro.
34 - Vai, pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o meu anjo irá adiante de ti; porém no dia da minha visitação visitarei neles o seu pecado.
35 - Assim feriu o SENHOR o povo, por ter sido feito o bezerro que Arão tinha formado.


Salmos 41
1 - BEM-AVENTURADO é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal.
2 - O SENHOR o livrará, e o conservará em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos.
3 - O SENHOR o sustentará no leito da enfermidade; tu o restaurarás da sua cama de doença.
4 - Dizia eu: SENHOR, tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti.
5 - Os meus inimigos falam mal de mim, dizendo: Quando morrerá ele, e perecerá o seu nome?
6 - E, se algum deles vem ver-me, fala coisas vãs; no seu coração amontoa a maldade; saindo para fora, é disso que fala.
7 - Todos os que me odeiam murmuram à uma contra mim; contra mim imaginam o mal, dizendo:
8 - Uma doença má se lhe tem apegado; e agora que está deitado, não se levantará mais.
9 - Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.
10 - Porém tu, SENHOR, tem piedade de mim, e levanta-me, para que eu lhes dê o pago.
11 - Por isto conheço eu que tu me favoreces: que o meu inimigo não triunfa de mim.
12 - Quanto a mim, tu me sustentas na minha sinceridade, e me puseste diante da tua face para sempre.
13 - Bendito seja o SENHOR Deus de Israel de século em século. Amém e Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário