domingo, 16 de novembro de 2014

Capítulos de hoje 05/11/14 144,145,146 e 147

Salmos 144:1-15

BENDITO seja o SENHOR, minha rocha, que ensina as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra;

Benignidade minha e fortaleza minha; alto retiro meu e meu libertador és tu; escudo meu, em quem eu confio, e que me sujeita o meu povo.

SENHOR, que é o homem, para que o conheças, e o filho do homem, para que o estimes?

O homem é semelhante à vaidade; os seus dias são como a sombra que passa.

Abaixa, ó SENHOR, os teus céus, e desce; toca os montes, e fumegarão.

Vibra os teus raios e dissipa-os; envia as tuas flechas, e desbarata-os.

Estende as tuas mãos desde o alto; livra-me, e arrebata-me das muitas águas e das mãos dos filhos estranhos,

Cuja boca fala vaidade, e a sua mão direita é a destra de falsidade.

A ti, ó Deus, cantarei um cântico novo; com o saltério e instrumento de dez cordas te cantarei louvores;

A ti, que dás a salvação aos reis, e que livras a Davi, teu servo, da espada maligna.

Livra-me, e tira-me das mãos dos filhos estranhos, cuja boca fala vaidade, e a sua mão direita é a destra de iniqüidade,

Para que nossos filhos sejam como plantas crescidas na sua mocidade; para que as nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas à moda de palácio;

Para que as nossas dispensas se encham de todo provimento; para que os nossos rebanhos produzam a milhares e a dezenas de milhares nas nossas ruas.

Para que os nossos bois sejam fortes para o trabalho; para que não haja nem assaltos, nem saídas, nem gritos nas nossas ruas.

Bem-aventurado o povo ao qual assim acontece; bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR.



Salmos 145:1-21

EU te exaltarei, ó Deus, rei meu, e bendirei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre.

Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre.

Grande é o SENHOR, e muito digno de louvor, e a sua grandeza inexcrutável.

Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciarão as tuas proezas.

Falarei da magnificência gloriosa da tua majestade e das tuas obras maravilhosas.

E se falará da força dos teus feitos terríveis; e contarei a tua grandeza.

Proferirão abundantemente a memória da tua grande bondade, e cantarão a tua justiça.

Piedoso e benigno é o SENHOR, sofredor e de grande misericórdia.

O SENHOR é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras.

Todas as tuas obras te louvarão, ó SENHOR, e os teus santos te bendirão.

Falarão da glória do teu reino, e relatarão o teu poder,

Para fazer saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino.

O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações.

O SENHOR sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos.

Os olhos de todos esperam em ti, e lhes dás o seu mantimento a seu tempo.

Abres a tua mão, e fartas os desejos de todos os viventes.

Justo é o SENHOR em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras.

Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.

Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará.

O SENHOR guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos.

A minha boca falará o louvor do SENHOR, e toda a carne louvará o seu santo nome pelos séculos dos séculos e para sempre.



Salmos 147:1-20

LOUVAI ao SENHOR, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus, porque é agradável; decoroso é o louvor.

O SENHOR edifica a Jerusalém, congrega os dispersos de Israel.

Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas.

Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes.

Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito.

O SENHOR eleva os humildes, e abate os ímpios até à terra.

Cantai ao SENHOR em ação de graças; cantai louvores ao nosso Deus sobre a harpa.

Ele é o que cobre o céu de nuvens, o que prepara a chuva para a terra, e o que faz produzir erva sobre os montes;

O que dá aos animais o seu sustento, e aos filhos dos corvos, quando clamam.

Não se deleita na força do cavalo, nem se compraz nas pernas do homem.

O SENHOR se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia.

Louva, ó Jerusalém, ao SENHOR; louva, ó Sião, ao teu Deus.

Porque fortaleceu os ferrolhos das tuas portas; abençoa aos teus filhos dentro de ti.

Ele é o que põe em paz os teus termos, e da flor da farinha te farta.

O que envia o seu mandamento à terra; a sua palavra corre velozmente.

O que dá a neve como lã; esparge a geada como cinza;

O que lança o seu gelo em pedaços; quem pode resistir ao seu frio?

Manda a sua palavra, e os faz derreter; faz soprar o vento, e correm as águas.

Mostra a sua palavra a Jacó, os seus estatutos e os seus juízos a Israel.

Não fez assim a nenhuma outra nação; e quanto aos seus juízos, não os conhecem. Louvai ao SENHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário