quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Capítulos de hoje 31/8/16: RUTE 1,2,3 e 4


Rute 1:1-5 NVI
Na época dos juízes houve fome na terra. Um homem de Belém de Judá, com a mulher e os dois filhos, foi viver por algum tempo nas terras de Moabe. O homem chamava-se Elimeleque; sua mulher, Noemi; e seus dois filhos, Malom e Quiliom. Eram efrateus de Belém de Judá. Chegaram a Moabe, e lá ficaram.  Morreu Elimeleque, marido de Noemi, e ela ficou sozinha, com seus dois filhos. Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Depois de terem morado lá por quase dez anos, morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem os seus dois filhos e sem o seu marido.

Rute 2:2-9 NVI
Rute, a moabita, disse a Noemi: “Vou recolher espigas no campo daquele que me permitir”. “Vá, minha filha”, respondeu-lhe Noemi. Então ela foi e começou a recolher espigas atrás dos ceifeiros. Casualmente entrou justo na parte da plantação que pertencia a Boaz, que era do clã de Elimeleque.  Naquele exato momento, Boaz chegou de Belém e saudou os ceifeiros: “O Senhor esteja com vocês!” Eles responderam: “O Senhor te abençoe!”  Boaz perguntou ao capataz dos ceifeiros: “A quem pertence aquela moça?”  O capataz respondeu: “É uma moabita que voltou de Moabe com Noemi. Ela me pediu que a deixasse recolher e juntar espigas entre os feixes, após os ceifeiros. Ela chegou cedo e está em pé até agora. Só sentou-se um pouco no abrigo”.  Disse então Boaz a Rute: “Ouça bem, minha filha, não vá colher noutra lavoura, nem se afaste daqui. Fique com minhas servas. Preste atenção onde os homens estão ceifando, e vá atrás das moças que vão colher. Darei ordem aos rapazes para que não toquem em você. Quando tiver sede, beba da água dos potes que os rapazes encheram”.

Rute 4:13-17 NVI
Boaz casou-se com Rute, e ela se tornou sua mulher. Boaz a possuiu e o Senhor concedeu que ela engravidasse dele e desse à luz um filho.  As mulheres disseram a Noemi: “Louvado seja o Senhor , que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel! O menino dará a você nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que é melhor do que sete filhos para você!”  Noemi pôs o menino no colo e passou a cuidar dele. As mulheres da vizinhança celebraram o seu nome e disseram: “Noemi tem um filho!”, e lhe deram o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi.

Rute 4:13-17 NVI

Boaz casou-se com Rute, e ela se tornou sua mulher. Boaz a possuiu e o Senhor concedeu que ela engravidasse dele e desse à luz um filho.  As mulheres disseram a Noemi: “Louvado seja o Senhor , que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel! O menino dará a você nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que é melhor do que sete filhos para você!”  Noemi pôs o menino no colo e passou a cuidar dele. As mulheres da vizinhança celebraram o seu nome e disseram: “Noemi tem um filho!”, e lhe deram o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Capítulos de hoje 30/8/16: JUÍZES 19,20 e 21


Juízes 19:30 NVI
Todos os que viram isso disseram: “Nunca se viu nem se fez uma coisa dessas desde o dia em que os israelitas saíram do Egito. Pensem! Reflitam! Digam o que se deve fazer!”

Juízes 21:3, Nova Versão Internacional (NVI

 “Ó Senhor Deus de Israel”, lamentaram, “por que aconteceu isso em Israel? Por que teria que faltar hoje uma tribo em Israel?

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Capítulos de hoje 29/8/16: JUÍZES 16,17 e 18


Juízes 17:6 NVI
Naquela época, não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo.

Juízes 18:1-2 NVI

Naquela época, não havia rei em Israel, e a tribo de Dã estava procurando um local onde se estabelecer, pois ainda não tinha recebido herança entre as tribos de Israel. Então enviaram cinco guerreiros de Zorá e de Estaol para espionarem a terra e explorá-la. Esses homens representavam todos os clãs da tribo. Disseram-lhes: “Vão, explorem a terra”. Os homens chegaram aos montes de Efraim e foram à casa de Mica, onde passaram a noite.

domingo, 28 de agosto de 2016

Capítulos de hoje 28/8/16: JUÍZES 13,14 e 15


Juízes 13:5, Nova Versão Internacional (NVI)
e não se passará navalha na cabeça do filho que você vai ter, porque o menino será nazireu, consagrado a Deus desde o nascimento; ele iniciará a libertação de Israel das mãos dos filisteus”.

Juízes 13:24-25 NVI
A mulher deu à luz um menino e pôs-lhe o nome de Sansão. Ele cresceu, e o Senhor o abençoou, e o Espírito do Senhor começou a agir nele quando ele se achava em Maané-Dã, entre Zorá e Estaol.

Juízes 15:11-20 NVI

Três mil homens de Judá desceram então à caverna da rocha de Etã e disseram a Sansão: “Você não sabe que os filisteus dominam sobre nós? Você viu o que nos fez?” Ele respondeu: “Fiz a eles apenas o que eles me fizeram”.  Disseram-lhe: “Viemos amarrá-lo para entregá-lo aos filisteus”. Sansão disse: “Jurem-me que vocês mesmos não me matarão”.  “Certamente que não!”, responderam. “Somente vamos amarrá-lo e entregá-lo nas mãos deles. Não o mataremos”. E o prenderam com duas cordas novas e o fizeram sair da rocha. Quando ia chegando a Leí, os filisteus foram ao encontro dele aos gritos. Mas o Espírito do Senhor apossou-se dele. As cordas em seus braços se tornaram como fibra de linho queimada, e os laços caíram das suas mãos. Encontrando a carcaça de um jumento, pegou a queixada e com ela matou mil homens.  Disse ele então: “Com uma queixada de jumento fiz deles montões. Com uma queixada de jumento matei mil homens”.  Quando acabou de falar, jogou fora a queixada; e o local foi chamado Ramate-Leí.  Sansão estava com muita sede e clamou ao Senhor : “Deste pela mão de teu servo esta grande vitória. Morrerei eu agora de sede para cair nas mãos dos incircuncisos?” Deus então abriu a rocha que há em Leí, e dela saiu água. Sansão bebeu, suas forças voltaram, e ele recobrou o ânimo. Por esse motivo essa fonte foi chamada En-Hacoré, e ainda lá está, em Leí.  Sansão liderou Israel durante vinte anos, no tempo do domínio dos filisteus.

sábado, 27 de agosto de 2016

Capítulos de hoje 27/8/16: JUÍZES 10,11 e 12

                                                                      
Juízes 10:1-2 NVI
Depois de Abimeleque, um homem de Issacar chamado Tolá, filho de Puá, filho de Dodô, levantou-se para libertar Israel. Ele morava em Samir, nos montes de Efraim, e liderou Israel durante vinte e três anos; então morreu e foi sepultado em Samir.

Juízes 10:10 NVI
Então os israelitas clamaram ao Senhor , dizendo: “Temos pecado contra ti, pois abandonamos o nosso Deus e prestamos culto aos baalins!”

Juízes 12:7, Nova Versão Internacional (NVI)

Jefté liderou Israel durante seis anos. Então o gileadita Jefté morreu e foi sepultado numa cidade de Gileade.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Capítulos de hoje 26/8/16: JUÍZES 7,8 e 9


Juízes 7:2-8 NVI
o Senhor disse a Gideão: “Você tem gente demais, para eu entregar Midiã nas suas mãos. A fim de que Israel não se orgulhe contra mim, dizendo que a sua própria força o libertou, anuncie, pois, ao povo que todo aquele que estiver tremendo de medo poderá ir embora do monte Gileade”. Então vinte e dois mil homens partiram, e ficaram apenas dez mil.  Mas o Senhor tornou a dizer a Gideão: “Ainda há gente demais. Desça com eles à beira dʼágua, e eu separarei os que ficarão com você. Se eu disser: Este irá com você, ele irá; mas, se eu disser: Este não irá com você, ele não irá”.  Assim Gideão levou os homens à beira dʼágua, e o Senhor lhe disse: “Separe os que beberem a água lambendo-a como faz o cachorro, daqueles que se ajoelharem para beber”. O número dos que lamberam a água levando-a com as mãos à boca foi de trezentos homens. Todos os demais se ajoelharam para beber.  O Senhor disse a Gideão: “Com os trezentos homens que lamberam a água livrarei vocês e entregarei os midianitas nas suas mãos. Mande para casa todos os outros homens”. Gideão mandou os israelitas para as suas tendas, mas reteve os trezentos. E estes ficaram com as provisões e as trombetas dos que partiram. O acampamento de Midiã ficava abaixo deles, no vale.

Juízes 9:8-17, Nova Versão Internacional (NVI)

Certo dia as árvores saíram para ungir um rei para si. Disseram à oliveira: ‘Seja o nosso rei!’  “A oliveira, porém, respondeu: ‘Deveria eu renunciar ao meu azeite, com o qual se presta honra aos deuses e aos homens, para dominar sobre as árvores?’  “Então as árvores disseram à figueira: ‘Venha ser o nosso rei!’  “A figueira, porém, respondeu: ‘Deveria eu renunciar ao meu fruto saboroso e doce, para dominar sobre as árvores?’  “Depois as árvores disseram à videira: ‘Venha ser o nosso rei!’  “A videira, porém, respondeu: ‘Deveria eu renunciar ao meu vinho, que alegra os deuses e os homens, para ter domínio sobre as árvores?’  “Finalmente todas as árvores disseram ao espinheiro: ‘Venha ser o nosso rei!’  “O espinheiro disse às árvores: ‘Se querem realmente ungir-me rei sobre vocês, venham abrigar-se à minha sombra; do contrário, sairá fogo do espinheiro e consumirá até os cedros do Líbano!’  “Será que vocês agiram de fato com sinceridade quando fizeram Abimeleque rei? Foram justos com Jerubaal e sua família, como ele merecia? Meu pai lutou por vocês e arriscou a vida para livrá-los das mãos de Midiã.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Capítulos de hoje 25/8/16: JUÍZES 4,5 e 6


Juízes 4:4-9 NVI
Débora, uma profetisa, mulher de Lapidote, liderava Israel naquela época. Ela se sentava debaixo da tamareira de Débora, entre Ramá e Betel, nos montes de Efraim, e os israelitas a procuravam, para que ela decidisse as suas questões. Débora mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, de Quedes, em Naftali, e lhe disse: “O Senhor , o Deus de Israel, ordena a você que reúna dez mil homens de Naftali e Zebulom e vá ao monte Tabor. Ele fará que Sísera, o comandante do exército de Jabim, vá atacá-lo, com seus carros de guerra e tropas, junto ao rio Quisom, e os entregará em suas mãos”.  Baraque disse a ela: “Se você for comigo, irei; mas, se não for, não irei”.  Respondeu Débora: “Está bem, irei com você. Mas saiba que, por causa do seu modo de agir, a honra não será sua; porque o Senhor entregará Sísera nas mãos de uma mulher”. Então Débora foi a Quedes com Baraque,

Juízes 4:4-9 NVI Débora, uma profetisa, mulher de Lapidote, liderava Israel naquela época. Ela se sentava debaixo da tamareira de Débora, entre Ramá e Betel, nos montes de Efraim, e os israelitas a procuravam, para que ela decidisse as suas questões. Débora mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, de Quedes, em Naftali, e lhe disse: “O Senhor , o Deus de Israel, ordena a você que reúna dez mil homens de Naftali e Zebulom e vá ao monte Tabor. Ele fará que Sísera, o comandante do exército de Jabim, vá atacá-lo, com seus carros de guerra e tropas, junto ao rio Quisom, e os entregará em suas mãos”.  Baraque disse a ela: “Se você for comigo, irei; mas, se não for, não irei”.  Respondeu Débora: “Está bem, irei com você. Mas saiba que, por causa do seu modo de agir, a honra não será sua; porque o Senhor entregará Sísera nas mãos de uma mulher”. Então Débora foi a Quedes com Baraque,

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Capítulos de hoje 24/8/16: JUÍZES 1,2 e 3


Juízes 1:1-7 NVI
Depois da morte de Josué, os israelitas perguntaram ao Senhor : “Quem de nós será o primeiro a atacar os cananeus?”  O Senhor respondeu: “Judá será o primeiro; eu entreguei a terra em suas mãos”.  Então os homens de Judá disseram aos seus irmãos de Simeão: “Venham conosco ao território que nos foi designado por sorteio, e lutemos contra os cananeus. Iremos juntos para o território”. E os homens de Simeão foram com eles.  Quando os homens de Judá atacaram, o Senhor entregou os cananeus e os ferezeus nas mãos deles, e eles mataram dez mil homens em Bezeque. Foi lá que encontraram Adoni-Bezeque, lutaram contra ele e derrotaram os cananeus e os ferezeus. Adoni-Bezeque fugiu, mas eles o perseguiram e o prenderam, e lhe cortaram os polegares das mãos e dos pés.  Então Adoni-Bezeque disse: “Setenta reis com os polegares das mãos e dos pés cortados apanhavam migalhas debaixo da minha mesa. Agora Deus me retribuiu aquilo que lhes fiz”. Eles o levaram para Jerusalém, onde morreu.

Juízes 2:16-19 NVI

o Senhor levantou juízes, que os libertaram das mãos daqueles que os atacavam. Mesmo assim eles não quiseram ouvir os juízes, antes se prostituíram com outros deuses e os adoraram. Ao contrário dos seus antepassados, logo se desviaram do caminho pelo qual os seus antepassados tinham andado, o caminho da obediência aos mandamentos do Senhor . Sempre que o Senhor lhes levantava um juiz, ele estava com o juiz e os salvava das mãos de seus inimigos enquanto o juiz vivia; pois o Senhor tinha misericórdia por causa dos gemidos deles diante daqueles que os oprimiam e os afligiam. Mas, quando o juiz morria, o povo voltava a caminhos ainda piores do que os caminhos dos seus antepassados, seguindo outros deuses, prestando-lhes culto e adorando-os. Recusavam-se a abandonar suas práticas e seu caminho obstinado.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Capítulos de hoje 23/8/16: JOSUÉ 22,23 e 24


Josué 22:1-5, Nova Versão Internacional (NVI)
Josué convocou as tribos de Rúben, de Gade e a metade da tribo de Manassés e lhes disse: “Vocês fizeram tudo o que Moisés, servo do Senhor , ordenou. Durante muito tempo, e até hoje, vocês não abandonaram os seus irmãos, mas cumpriram a missão que o Senhor , o seu Deus, entregou a vocês. Agora que o Senhor , o seu Deus, já concedeu descanso aos seus irmãos israelitas, como tinha prometido, voltem para casa, para a terra que Moisés, servo do Senhor , deu a vocês no outro lado do Jordão. Mas guardem fielmente o mandamento e a lei que Moisés, servo do Senhor , deu a vocês, que amem o Senhor , o seu Deus, andem em todos os seus caminhos, obedeçam aos seus mandamentos, apeguem-se a ele e o sirvam de todo o coração e de toda a alma”.

Josué 23:2-5 NVI
convocou todo o Israel, com as autoridades, os líderes, os juízes e os oficiais, e lhes disse: “Estou velho, com idade muito avançada. Vocês mesmos viram tudo o que o Senhor , o seu Deus, fez com todas essas nações por amor a vocês; foi o Senhor , o seu Deus, que lutou por vocês. Lembrem-se de que eu reparti por herança para as tribos de vocês toda a terra das nações, tanto as que ainda restam como as que conquistei entre o Jordão e o mar Grande, a oeste. O Senhor , o seu Deus, as expulsará da presença de vocês. Ele as empurrará de diante de vocês, e vocês se apossarão da terra delas, como o Senhor prometeu.

Josué 24:15-18, Nova Versão Internacional (NVI)

Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor , escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor ”.  Então o povo respondeu: “Longe de nós abandonar o Senhor para servir outros deuses! Foi o próprio Senhor , o nosso Deus, que nos tirou, a nós e a nossos pais, do Egito, daquela terra de escravidão, e realizou aquelas grandes maravilhas diante dos nossos olhos. Ele nos protegeu no caminho e entre as nações pelas quais passamos. Além disso, o Senhor expulsou de diante de nós todas as nações, inclusive os amorreus, que viviam nesta terra. Nós também serviremos ao Senhor , porque ele é o nosso Deus”.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Capítulos de hoje 22/8/16: JOSUÉ 19,20 e 21



Josué 19:51
Estas são as heranças que Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Num, e os cabeças dos pais das famílias repartiram às tribos dos filhos de Israel, em herança, por sorte, em Siló, perante o SENHOR, à porta da tenda da congregação. E assim acabaram de repartir a terra.

Josué 21:43-45
Desta maneira deu o SENHOR a Israel toda a terra que jurara dar a seus pais; e a possuíram e habitaram nela.
E o SENHOR lhes deu repouso de todos os lados, conforme a tudo quanto jurara a seus pais; e nenhum de todos os seus inimigos pôde resisti-los; todos os seus inimigos o SENHOR entregou-lhes nas mãos.

Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o SENHOR falou à casa de Israel; tudo se cumpriu.

domingo, 21 de agosto de 2016

Capítulos de hoje 21/8/16: JOSUÉ 16,17 e 18

  
Josué 17:17-18
Então Josué falou à casa de José, a Efraim e a Manassés, dizendo: Grande povo és, e grande força tens; não terás uma sorte apenas;

Porém as montanhas serão tuas. Ainda que é bosque, cortá-lo-ás, e as suas extremidades serão tuas; porque expulsarás os cananeus, ainda que tenham carros de ferro, ainda que sejam fortes.

Capítulos de hoje 20/8/16: JOSUÉ 13,14 e 15


Josué 14:6-12 NVI

Os homens de Judá vieram a Josué em Gilgal, e Calebe, filho do quenezeu Jefoné, lhe disse: “Você sabe o que o Senhor disse a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barneia, sobre mim e sobre você. Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor , enviou-me de Cades-Barneia para espionar a terra. Eu lhe dei um relatório digno de confiança, mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao Senhor , o meu Deus. Por isso naquele dia Moisés me jurou: ‘Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao Senhor , o meu Deus’.  “Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade! Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como tinha naquela época. Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu”.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Ariovaldo Ramos - O enigma de Moisés e o Espírito Santo

Capítulos de hoje 19/8/16: JOSUÉ 10,11 e 12



Josué 10:12-14 NVI

No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor , na presença de Israel: “Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó lua, sobre o vale de Aijalom!”  O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar. O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs. Nunca antes nem depois houve um dia como aquele, quando o Senhor atendeu a um homem. Sem dúvida o Senhor lutava por Israel!

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

A Canção do Amor + Espontâneo - Diante do Trono

Capítulos de hoje 18/8/16: JOSUÉ 7,8 e 9


Josué 8:1-2 NVI
E disse o Senhor a Josué: “Não tenha medo! Não desanime! Leve todo o exército com você e avance contra Ai. Eu entreguei nas suas mãos o rei de Ai, seu povo, sua cidade e sua terra. Você fará com Ai e seu rei o que fez com Jericó e seu rei; e desta vez vocês poderão se apossar dos despojos e dos animais. Prepare uma emboscada atrás da cidade”.

Josué 8:30-31 NVI

Então Josué construiu no monte Ebal um altar ao Senhor , o Deus de Israel, conforme Moisés, servo do Senhor , tinha ordenado aos israelitas. Ele o construiu de acordo com o que está escrito no Livro da Lei de Moisés: um altar de pedras não lavradas, nas quais não se usou ferramenta de ferro. Sobre ele ofereceram ao Senhor holocaustos e sacrifícios de comunhão.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Capítulos de hoje 17/8/16: JOSUÉ 4,5 e 6


Josué 4:2-7, Nova Versão Internacional (NVI)
“Escolha doze homens dentre o povo, um de cada tribo, e mande que apanhem doze pedras do meio do Jordão, do lugar onde os sacerdotes ficaram parados. Levem-nas com vocês para o local onde forem passar a noite”.  Josué convocou os doze homens que escolhera dentre os israelitas, um de cada tribo, e lhes disse: “Passem adiante da arca do Senhor , o seu Deus, até o meio do Jordão. Ponha cada um de vocês uma pedra nos ombros, conforme o número das tribos dos israelitas. Elas servirão de sinal para vocês. No futuro, quando os seus filhos lhes perguntarem: ‘Que significam essas pedras?’, respondam que as águas do Jordão foram interrompidas diante da arca da aliança do Senhor . Quando a arca atravessou o Jordão, as águas foram interrompidas. Essas pedras serão um memorial perpétuo para o povo de Israel”.

Josué 5:12 NVI
Um dia depois de comerem do produto da terra, o maná cessou. Já não havia maná para os israelitas, e naquele mesmo ano eles comeram do fruto da terra de Canaã.

Josué 6:17-18, Nova Versão Internacional (NVI)

A cidade, com tudo o que nela existe, será consagrada ao Senhor para destruição. Somente a prostituta Raabe e todos os que estão com ela em sua casa serão poupados, pois ela escondeu os espiões que enviamos. Mas fiquem longe das coisas consagradas, não se apossem de nenhuma delas, para que não sejam destruídos. Do contrário trarão destruição e desgraça ao acampamento de Israel.

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Capítulos de hoje 16/8/16: JOSUÉ 1,2 e 3


Josué 1:1-3, Nova Versão Internacional (NVI)
Depois da morte de Moisés, servo do Senhor , disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés: “Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas. Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês.


Josué 1:8, Nova Versão Internacional (NVI)

Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.

Capítulos de hoje 15/8/16: SALMOS 148,149 e 150



Salmos 150
1 - LOUVAI ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.
2 - Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.
3 - Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.
4 - Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.
5 - Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.
6 - Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR.

domingo, 14 de agosto de 2016

Capítulos de hoje 14/8/16: SALMOS 144,145,146 e 147


 Salmos 147
1 - LOUVAI ao SENHOR, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus, porque é agradável; decoroso é o louvor.
2 - O SENHOR edifica a Jerusalém, congrega os dispersos de Israel.
3 - Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas.
4 - Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes.
5 - Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito.
6 - O SENHOR eleva os humildes, e abate os ímpios até à terra.
7 - Cantai ao SENHOR em ação de graças; cantai louvores ao nosso Deus sobre a harpa.
8 - Ele é o que cobre o céu de nuvens, o que prepara a chuva para a terra, e o que faz produzir erva sobre os montes;
9 - O que dá aos animais o seu sustento, e aos filhos dos corvos, quando clamam.
10 - Não se deleita na força do cavalo, nem se compraz nas pernas do homem.
11 - O SENHOR se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia.
12 - Louva, ó Jerusalém, ao SENHOR; louva, ó Sião, ao teu Deus.
13 - Porque fortaleceu os ferrolhos das tuas portas; abençoa aos teus filhos dentro de ti.
14 - Ele é o que põe em paz os teus termos, e da flor da farinha te farta.
15 - O que envia o seu mandamento à terra; a sua palavra corre velozmente.
16 - O que dá a neve como lã; esparge a geada como cinza;
17 - O que lança o seu gelo em pedaços; quem pode resistir ao seu frio?
18 - Manda a sua palavra, e os faz derreter; faz soprar o vento, e correm as águas.
19 - Mostra a sua palavra a Jacó, os seus estatutos e os seus juízos a Israel.
20 - Não fez assim a nenhuma outra nação; e quanto aos seus juízos, não os conhecem. Louvai ao SENHOR.

sábado, 13 de agosto de 2016

Capítulos de hoje 13/8/16: SALMOS 140,141,142 e 143


Salmos 140
1 - LIVRA-ME, ó SENHOR, do homem mau; guarda-me do homem violento,
2 - Que pensa o mal no coração; continuamente se ajuntam para a guerra.
3 - Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios. (Selá.)
4 - Guarda-me, ó SENHOR, das mãos do ímpio; guarda-me do homem violento; os quais se propuseram transtornar os meus passos.
5 - Os soberbos armaram-me laços e cordas; estenderam a rede ao lado do caminho; armaram-me laços corrediços. (Selá.)
6 - Eu disse ao SENHOR: Tu és o meu Deus; ouve a voz das minhas súplicas, ó SENHOR.
7 - Ó DEUS o Senhor, fortaleza da minha salvação, tu cobriste a minha cabeça no dia da batalha.
8 - Não concedas, ó SENHOR, ao ímpio os seus desejos; não promovas o seu mau propósito, para que não se exalte. (Selá.)
9 - Quanto à cabeça dos que me cercam, cubra-os a maldade dos seus lábios.
10 - Caiam sobre eles brasas vivas; sejam lançados no fogo, em covas profundas, para que se não tornem a levantar.
11 - Não terá firmeza na terra o homem de má língua; o mal perseguirá o homem violento até que seja desterrado.
12 - Sei que o SENHOR sustentará a causa do oprimido, e o direito do necessitado.
13 - Assim os justos louvarão o teu nome; os retos habitarão na tua presença.

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Vou Me Encher - Renascer Praise

Vou me encher com Tua palavra
Para avivar a minha fé
Eu quero ter na minha memória
O que me dá alegria, esperança, ânimo e forças pra continuar

Capítulos de hoje 12/8/16: SALMOS 136,137,138 e 139


Salmos 139
1 - SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
2 - Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
3 - Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
4 - Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.
5 - Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.
6 - Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.
7 - Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
8 - Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
9 - Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10 - Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
11 - Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
12 - Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;
13 - Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
14 - Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15 - Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.
16 - Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
17 - E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!
18 - Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.
19 - Ó Deus, tu matarás decerto o ímpio; apartai-vos portanto de mim, homens de sangue.
20 - Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão.
21 - Não odeio eu, ó SENHOR, aqueles que te odeiam, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti?
22 - Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos.
23 - Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
24 - E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Capítulos de hoje 11/8/16: SALMOS 132,133,134 e 135


Salmos 135
1 - LOUVAI ao SENHOR. Louvai o nome do SENHOR; louvai-o, servos do SENHOR.
2 - Vós que assistis na casa do SENHOR, nos átrios da casa do nosso Deus.
3 - Louvai ao SENHOR, porque o SENHOR é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável.
4 - Porque o SENHOR escolheu para si a Jacó, e a Israel para seu próprio tesouro.
5 - Porque eu conheço que o SENHOR é grande e que o nosso Senhor está acima de todos os deuses.
6 - Tudo o que o SENHOR quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos.
7 - Faz subir os vapores das extremidades da terra; faz os relâmpagos para a chuva; tira os ventos dos seus tesouros.
8 - O que feriu os primogênitos do Egito, desde os homens até os animais;
9 - O que enviou sinais e prodígios no meio de ti, ó Egito, contra Faraó e contra os seus servos;
10 - O que feriu muitas nações, e matou poderosos reis:
11 - A Siom, rei dos amorreus, e a Ogue, rei de Basã, e a todos os reinos de Canaã;
12 - E deu a sua terra em herança, em herança a Israel, seu povo.
13 - O teu nome, ó SENHOR, dura perpetuamente, e a tua memória, ó SENHOR, de geração em geração.
14 - Pois o SENHOR julgará o seu povo, e se arrependerá com respeito aos seus servos.
15 - Os ídolos dos gentios são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
16 - Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêem,
17 - Têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas.
18 - Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles.
19 - Casa de Israel, bendizei ao SENHOR; casa de Arão, bendizei ao SENHOR;
20 - Casa de Levi, bendizei ao SENHOR; vós os que temeis ao SENHOR, louvai ao SENHOR.
21 - Bendito seja o SENHOR desde Sião, que habita em Jerusalém. Louvai ao SENHOR.


quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Capítulos de hoje 10/8/16: SALMOS 128,129,130 e 131


Salmos 130
1 - DAS profundezas a ti clamo, ó SENHOR.
2 - Senhor, escuta a minha voz; sejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas.
3 - Se tu, SENHOR, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá?
4 - Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.
5 - Aguardo ao SENHOR; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra.
6 - A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã.
7 - Espere Israel no SENHOR, porque no SENHOR há misericórdia, e nele há abundante redenção.
8 - E ele remirá a Israel de todas as suas iniqüidades.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Capítulos de hoje 9/8/16: SALMOS 124,125,126 e 127


Salmos 124
1 - SE não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel;
2 - Se não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós,
3 - Eles então nos teriam engulido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós.
4 - Então as águas teriam transbordado sobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma;
5 - Então as águas altivas teriam passado sobre a nossa alma;
6 - Bendito seja o SENHOR, que não nos deu por presa aos seus dentes.
7 - A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos.
8 - O nosso socorro está no nome do SENHOR, que fez o céu e a terra.

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Capítulos de hoje 8/8/16: SALMOS 120,121,122 e 123


Salmos 123
1 - A TI levanto os meus olhos, ó tu que habitas nos céus.
2 - Assim como os olhos dos servos atentam para as mãos dos seus senhores, e os olhos da serva para as mãos de sua senhora, assim os nossos olhos atentam para o SENHOR nosso Deus, até que tenha piedade de nós.
3 - Tem piedade de nós, ó SENHOR, tem piedade de nós, pois estamos assaz fartos de desprezo.
4 - A nossa alma está extremamente farta da zombaria daqueles que estão à sua vontade e do desprezo dos soberbos.

domingo, 7 de agosto de 2016

Capítulos de hoje 7/8/16: SALMOS 118 e 119


Salmos 118
1 - LOUVAI ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre.
2 - Diga agora Israel que a sua benignidade dura para sempre.
3 - Diga agora a casa de Arão que a sua benignidade dura para sempre.
4 - Digam agora os que temem ao SENHOR que a sua benignidade dura para sempre.
5 - Invoquei o SENHOR na angústia; o SENHOR me ouviu, e me tirou para um lugar largo.
6 - O SENHOR está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem.
7 - O SENHOR está comigo entre aqueles que me ajudam; por isso verei cumprido o meu desejo sobre os que me odeiam.
8 - É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem.
9 - É melhor confiar no SENHOR do que confiar nos príncipes.
10 - Todas as nações me cercaram, mas no nome do SENHOR as despedaçarei.
11 - Cercaram-me, e tornaram a cercar-me; mas no nome do SENHOR eu as despedaçarei.
12 - Cercaram-me como abelhas; porém apagaram-se como o fogo de espinhos; pois no nome do SENHOR as despedaçarei.
13 - Com força me impeliste para me fazeres cair, porém o SENHOR me ajudou.
14 - O SENHOR é a minha força e o meu cântico; e se fez a minha salvação.
15 - Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas.
16 - A destra do SENHOR se exalta; a destra do SENHOR faz proezas.
17 - Não morrerei, mas viverei; e contarei as obras do SENHOR.
18 - O SENHOR me castigou muito, mas não me entregou à morte.
19 - Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas, e louvarei ao SENHOR.
20 - Esta é a porta do SENHOR, pela qual os justos entrarão.
21 - Louvar-te-ei, pois me escutaste, e te fizeste a minha salvação.
22 - A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina.
23 - Da parte do SENHOR se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos.
24 - Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.
25 - Salva-nos, agora, te pedimos, ó SENHOR; ó SENHOR, te pedimos, prospera-nos.
26 - Bendito aquele que vem em nome do SENHOR; nós vos bendizemos desde a casa do SENHOR.
27 - Deus é o SENHOR que nos mostrou a luz; atai o sacrifício da festa com cordas, até às pontas do altar.
28 - Tu és o meu Deus, e eu te louvarei; tu és o meu Deus, e eu te exaltarei.
29 - Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.